Secretária diz que crianças que fizeram bullying 'estão trancadas com medo'

O fato aconteceu na segunda-feira (27), mas veio à tona nesta quinta-feira (30), e esteve entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vídeo mostra uma adolescente, aluna da Escola Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, de Natividade, no Noroeste Fluminense, motivada por várias outras em sua volta, rindo, debochando e tentando tocar à força o cabelo de uma menina de 11 anos, negra, que resiste como pode às investidas, assustada e indefesa. "Puxa o cabelo dela!", gritam as garotas por várias vezes, sendo abafadas apenas pelas risadas umas das outras. "Você não gosta do seu cabelo?", desdém uma delas. Parte do que é dito na gravação é ininteligível, mas, em alto e bom tom, a vítima pede para que as colegas parem com aquilo.

A situação, que aconteceu dentro dos muros de um colégio estadual, virou caso de polícia. Questionada, neste sábado (1), a Secretaria Estadual de Educação afirmou que, além de ter instaurado uma sindicância na pasta para a apuração detalhada de tudo o que aconteceu, o Conselho Tutelar fez também um registro de ocorrência na delegacia da cidade de Natividade, "já que bullying, racismo e discriminação religiosa são atos criminosos que devem ser avaliados à luz do Estatuto da Criança e da Adolescente". Procurada, a 140ª DP (Natividade) informou que agentes realizarão diligências para identificar todas as pessoas envolvidas e esclarecer os fatos.

O fato aconteceu na segunda-feira (27), mas veio à tona nesta quinta-feira (30), e esteve entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. A vítima, de 11 anos, sofre de deficiência de aprendizagem – a princípio, chegou a ser dito que ela possuía um grau de autismo.

Com a exposição e grande repercussão negativa sobre o caso, surgiu ainda, num segundo momento, uma nova gravação, também feita por alunos, onde a diretora da instituição fala sobre o incidente. Sem abordar ou condenar as questões relacionadas ao bullying e racismo praticadas pelas adolescentes, ela deu ênfase ao uso irregular dos aparelhos celulares e disse, ainda, que vítima e agressora são amigas, o que gerou revolta por parte de internautas.

"Isso é bom para vocês entenderem o que o celular faz na hora errada nas redes sociais. Essas brincadeiras erradas, de dar tapinha no outro, na hora da fila da merenda, ou em outros momentos... as pessoas filmam e a filmagem (inaudível). Aquela menina que está implicando com a (nome da vítima), as outras em volta ficaram instigando ela a implicar. Porque as duas são amigas", diz a docente em sala de aula.

Também perguntada sobre a postura da diretora, a Seeduc afirmou que, para além das imagens, a direção da escola agiu para proteger todas as crianças, alertando inclusive sobre os perigos do bullying, da falta de respeito, da falta de solidariedade e da disseminação de imagens que podem expor as crianças e causar violência do lado de fora da escola.

"Foi acordado com o Conselho Tutelar e a comunidade escolar, como uma medida protetiva, que as crianças fossem afastadas para a realização de trabalhos didáticos em relação ao bullying. E que elas fossem ouvidas por psicopedagogas e as famílias participassem deste grupo de entrosamento e de discussão coletiva. Esse é um trabalho didático da escola, que fará ações contra o bullying e a violência", afirma a secretária de Educação do RJ, Roberta Barreto.

Neste sábado, em entrevista à CBN, Barreto também falou sobre a necessidade de a sociedade encarar o caso com seriedade e responsabilidade. Segundo ela, as jovens que praticaram o bullying contra a menina de 11 anos estão reclusas e com medo da reação negativa e de toda a proporção que o caso tomou.

"A escola é um lugar de paz, temos que promover a paz. É muito importante a sociedade entender que são crianças e que nós todos precisamos cuidar delas. Não podemos hostilizar as crianças. Elas estão trancadas em casa, com medo da reação da população", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES