Secretaria Estadual do Trabalho inicia cursos para melhoria do pólo de saúde em Teresina

O projeto, elaborado pela Setre, foi aprovado no ano passado, pelo Ministério do Trabalho e Emprego

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) vai iniciar, nesta quarta-feira (27), os cursos de qualifica??o profissional de trabalhadores do p?lo de sa?de de Teresina. Ser?o realizados nove cursos distribu?dos em 65 turmas, que v?o beneficiar um total de 1.573 pessoas. A execu??o dos cursos ficar? a cargo da Funda??o de Apoio e Desenvolvimento Tecnol?gico do Piau? (Funadepi).

O projeto, elaborado pela Setre, foi aprovado no ano passado, pelo Minist?rio do Trabalho e Emprego (MTE), e est? incluso no Plano Setorial de Qualifica??o (Planseq). O objetivo ? qualificar trabalhadores envolvidos no p?lo central de sa?de em Teresina, que ? refer?ncia em todo o Nordeste.

De acordo com a diretora de Qualifica??o Profissional da Setre, Suely Medeiros, a efetiva??o dessas a?es ir? melhorar os servi?os do setor e criar novas oportunidades de emprego. ?N?o haver? apenas uma qualifica??o profissional, mas uma forma??o cidad? dos participantes, al?m de estimular novos campos de trabalho e assegurar o emprego daqueles que j? trabalham no setor. Ser? importante tamb?m pelo fato de estarmos vivenciando nesses dias a descentraliza??o do Pronto-Socorro de Teresina?, explica a diretora.

Nesta quarta-feira (27), iniciam as aulas da primeira turma do curso de Inform?tica para servi?os de sa?de. Somente para esse curso est?o formadas seis turmas com 25 participantes cada. Os outros cursos a serem realizados s?o: Gerenciamento de res?duos, com 3 turmas; Instala??o e Manuten??o de Equipamentos, com 7 turmas; Cuidado com idosos com 5 turmas; Hotelaria hospitalar, com 10 turmas; T?cnicas de Vendas no Varejo, com 10 turmas; Associativismo e cooperativismo, com 12 turmas; e Atendimento e Enfermagem domiciliar, com 12 turmas. A previs?o de conclus?o ? para maio do pr?ximo ano.

O Plano de Qualifica??o do P?lo de Sa?de, realizado pela Setre, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, objetiva a melhoria da gest?o de neg?cios no setor de sa?de por meio da qualifica??o e requalifica??o dos trabalhadores nas ?reas consideradas e neg?cios complementares a este setor, relacionados ao com?rcio de alimenta??o, hospedagem e transporte, visando ? melhoria da qualidade dos servi?os ofertados.

Planseq

O Plano Setorial de Qualifica??o (Planseq) faz parte das a?es de qualifica??o do PNQ (Plano Nacional de Qualifica??o) e ? realizado em parceria com sindicatos, empresas, movimentos sociais, governos municipais e estaduais. A Qualifica??o do Setor de Sa?de ter? investimentos de R$ 888.662,50 para beneficiar 1.573 trabalhadores na ?rea de sa?de que estejam em estado de vulnerabilidade social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES