Secretaria investiga 40 casos suspeitos de malária no interior do PI

A Secretaria de Saúde anunciou uma força-tarefa para o caso.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Joca Marques, distante 254 km de Teresina, tem 40 casos suspeitos de malária. O secretário de Saúde, Florentino Neto, designou uma força-tarefa para averiguar a possibilidade de um surto da doença no município e determinou a adoção de providências imediatas para tranquilizar a população.

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde com apoio da Secretaria de Saúde de Joca Marques vão realizar a pulverização (fumacê) de inseticida no município para combater e prevenir a presença do mosquito causador da doença. Os veículos equipados com borrifadores percorrerão regiões urbanas e rurais. A ação é válida também contra outras zoonoses a exemplo da dengue.

A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles. Por isso, a principal forma de transmissão é a picada do mosquito. É importante dizer que a doença não é contagiosa e uma pessoa doente não é capaz de transmitir a malária diretamente para outra.

Quem apresentar os sintomas - que são febre alta, dor de cabeça,  tremedeira e calafrios - devem procurar uma unidade de saúde. A malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede de saúde. Em caso de confirmação, o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES