Secretaria monta segurança integrada para o Corso de Teresina neste sábado

Além do policiamento móvel, o Centro Integrado de Segurança disponibilizará de equipes da Polícia Militar para o registro de boletins de ocorrências.

Segurança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As equipes da Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Teresina e Strans, se reuniram para alinhar os últimos detalhes do planejamento de segurança para o Corso de Teresina 2023. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) na sede do comando da Polícia Militar do Piauí (GCQ). 

Ao longo do percurso, que terá 1,1 km, haverá 12 plataformas elevadas e policiais militares de todas as modalidades de patrulhamento: a pé, de moto, fluvial, cavalaria e o aéreo. “Ao todo, serão mais de mil agentes de segurança, que ficarão até o término do evento, quando as pessoas estiverem saindo e indo buscar seus veículos ou ônibus, por isso vamos reforçar o policiamento também no entorno”, disse o comandante da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes.

Secretaria de Segurança, PM, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, PRF, Guarda Municipal de Teresina e Strans. (Foto: DIvulgação)

Outro ponto destacado, será a monitoração de todos os acessos da Avenida Raul Lopes, com equipes portando detector de metal, para evitar a passagem de foliões armados, com faca ou outro objeto. Também serão proibidos entradas com garrafas de vidro e paredões de som. 

Leia Mais

Ainda durante a reunião, o secretário de Segurança determinou que as pessoas monitoradas com tornozeleiras eletrônicas que forem localizadas no evento sejam encaminhadas para Central de Flagrantes de Teresina. “Vamos expedir uma portaria orientando a Polícia Militar sobre essa especificação. Se tiver qualquer um com tornozeleira eletrônica, tem que levar imediatamente para Central de Flagrantes e apresentar para o juiz. A pessoa sai da cadeia com a medida alternativa, mas ela tem ordem a cumprir, se não cumprir, esta cometendo uma outra infração. Ainda hoje vou baixar uma portaria orientando essa especificação para que a PM prenda e encaminhe à Central de Flagrantes qualquer um com tornozeleira que for flagrado pela Sejus no Corso", disse.

Secretário de Segurança determinou que as pessoas monitoradas com tornozeleiras eletrônicas que forem localizadas no evento. (Foto: Divulgação) 

O Corpo de Bombeiros colocará na festa 25 militares para atuarem no combate ao incêndio e resgate de vítimas. De acordo com o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Emídio Oliveira, uma equipe também ficará posicionada no Rio Poti, prevenindo possíveis fugas pelo local em casos de tentativas de assalto. "Em casos de fugas pelo rio, teremos uma embarcação dos Bombeiros no local. Ao todo, 25 bombeiros estarão atuando no evento, em conjunto com a polícia militar”, explicou. 

Reunião foi para definir estratégias de ação para garantir seguraça dos foliões durante o Corso de Teresina. (Foto: Divulgação)

Além do policiamento móvel, o Centro Integrado de Segurança disponibilizará de equipes da Polícia Militar para o registro de boletins de ocorrências. Um espaço exclusivo também será montado para atendimento de violência ou abusos contra mulheres. “Neste espaço teremos policiais da delegacia da Mulher e a Patrulha Maria da Penha para atendimento exclusivo de qualquer tipo abuso contra as mulheres no evento”, finalizou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES