“Enem é confiável”, garante o secretário Antônio José Medeiros

Exame em crise após vazamento de provas e foi remarcado para 5, 6 de dezembro em todo País

Antonio Jose Medeiros fala do Enem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garantiu apoio, pelo menos entre os secretários estaduais de educação. O exame está em crise pelo vazamento de algumas provas, que levou ao cancelamento do contrato com o consórcio responsável pelo processo. Com data remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro a meta da organização do exame é retomar a confiabilidade do Enem.

Representante do Piauí no comitê de governança do Enem, o secretário Antônio José Medeiros é enfático ao afirmar que há segurança no Enem. ?O comitê é composto por 5 reitores e 5 secretários e todo mundo manifestou apoio ao Enem. O Ministro (Fernando Haddad) nos convenceu de que estão tomadas todas as providências com os recursos mais seguros que existem no Brasil hoje?, ressaltou Antônio José Medeiros. O secretário aproveitou ainda para defender as atitudes que o Ministério tomou em caráter de emergência para realizar o Exame.

?Vai ser uma empresa só produzindo o Exame e não mais 3 empresas, isso ajuda a fazer as coisas com mais controle. Quem tem mais fama de distribuição segura com a experiência das eleições são os correios e o mesmo procedimento será utilizado no Enem. A Polícia Federal vai reforçar a vigilância. O uso dos serviços mais acreditados vai dar total segurança a nova prova?, ressaltou o secretário. A respeito dos estudantes, o secretário de educação ressaltou que não haverão alunos prejudicados.

No Piauí não havia nenhum vestibular marcado para a data do Enem. ?Acho que todos devem ficar tranquilos porque será um exame muito sério e a data não vai atrapalhar ninguém porque houve apenas uma inversão de data?, destacou Antônio José Medeiros ressaltando que agora o Enem será realizado depois de alguns vestibulares. O secretário destacou que não haverá prejuízo no início das aulas por causa da correção da prova do Enem.

Questionado se todo o processo mostra erros a serem corrigidos na prova, Antônio José Medeiros ressalta que é preciso respeitar os passos burocráticos. ?Acho que fica uma lição muito importante, mas é preciso entender a complexidade da administração pública. Eu aqui vejo empresas que ganham para construir escolas e eu tenho frio na barriga, mas foi ela que ganhou?, comenta o secretário.

O secretário ressalta que se o Enem tivesse tido exigências técnicas haveriam novos problemas. ?Se colocassemos exigências técnicas haveria a denúncia da imprensa de que estamos direcionando a licitação?, ressaltou Antônio José Medeiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES