Secretário de Saúde de SP deixa cargo e infectologista assume pasta

José Henrique Germman deixa o cargo com complicações de saúde, mas assume como assessor especial do governo para assuntos de saúde pública

Secretário de Saúde de SP deixa cargo e infectologista assume pasta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germman, deixa o cargo a partir desta terça-feira (21) e será substituído pelo infectologista Jean Gorinchteyn. O Governo do Estado afirma que Germman passa por problemas cardíacos. 

Através de coletiva de imprensa, o Governador João Dória anunciou: "A troca acontece neste momento por necessidade de saúde. O doutor, ao longo de um período de 19 meses, cumpriu brilhantemente seu trabalho à frente da secretaria. Deixa esta função e assume amanhã a função de assessor especial do governo para assuntos de saúde pública, dando expediente no Palácio e na secretaria. Quero deixar claro que não houve razão de ordem administrativa, exceto de saúde" 

Dória destacou ainda uma longa lista de realizações de Germman à frente do cargo, como ter zerado a fila de exames do estado, implementado o serviço de telemedicina e retomado diversas obras paradas. O governador também destacou trabalho do secretário à frente do desafio da pandemia de Covid-19.

José Henrique Germman (Foto: Reprodução) 

Durante a coletiva, José Henrique Germann informou que deu entrada no Hospital Albert Einstein e que a recomendação médica é de redução de atividades. Germman se despediu do cargo de maneira emocionada. 

"Trabalhar sob a liderança de Doria foi inspirador, especialmente neste momento de gravidade, tanto para a população, que sofre, quanto para os profissionais, que sucumbem e a quem dedico meu respeito e gratidão. Desta experiencia saio melhor e maior do que entrei. Missão cumprida", disse ele, que assume agora como assessor especial do governo para assuntos de saúde pública

Segundo o G1, José Henrique Germann é médico pela USP, com residência, mestrado e doutorado em Administração Hospitalar e Saúde. Foi diretor de gestão do Hospital Albert Einstein e diretor-adjunto do Hospital Sírio Libanês e atuou no combate à Covid-19 desde a chegada no vírus ao Brasil.

Jean Gorinchteyn (Foto: UOL)

A pasta da Saúde agora é assumida por Jean Gorinchteyn, infectologista nos hospitais Albert Einstein e São Camilo, e no Instituto de Infectologia Emilio Ribas. Jean é formado pela Universidade Mogi das Cruzes, mestre em doenças infecciosas, doutorando em neurologia experimental pela Unifesp, com mais de 20 anos de atuação como médico e professor. 

O novo secretário participou da coletiva e afirmou que não haverá troca nos serviços, e sim continuídade. "Neste momento existe continuidade. Não é troca. Troca é quando há problema. Estamos progredindo para que São Paulo volte a ter o novo normal de forma gradual, com abertura para que todos retomem sua vida e a economia, mas lembrando da segurança e da saúde da população", disse Jean Gorinchteyn. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES