Sede da Coordenadoria Estadual de Mulheres do Piauí recebe grafitagem

Equipe 100% feminina está fazendo um trabalho de grafitagem na sede da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Oficina promoveu muralismo na sede da Coordenadoria | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sede da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI), localizada na Avenida Petrônio Portella, 1900, bairro Aeorporto, zona Norte de Teresina, vai ficar mais bonita. Um grupo de mulheres trabalha para compor um mural de grafitagem na fachada do local. Para isso, muita criatividade, troca de experiências e ensinamentos. 

Com o projeto "Kunhãgwé: pintando afetos e saberes atravessados por mulheres", a artista plástica LureBordosa, que realizou uma semana de oficinas sobre as técnicas de muralismo, tintas e ampliação de desenhos, além do grupo de mulheres, realizaram o trabalho repleto de significados e reflexões. 

O local ganha vida e chama atenção de quem passa pela Avenida, que dá acesso à Ponte da Primavera. O grafite deu destaque ao importante equiamento público.

Grafitagem chama a atenção. Crédito: Divulgação.

"Nós temos como objetivo ecoar narrativas e acolher as mulheres do Piauí, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade. A Coordenadoria não é só um espaço de apoio, mas também um espaço que busque mobilizar o acolhimento. Queremos lutar contra a violência e desiguldadades, mas também qualidade de vida e o direito de ser respeitado. Queremos afetos em redes coletivas", aponta LureBordosa.

A artista Mallu Mendes, que ministrou oficina sobre a poética do afeto como potência de criação artistica e dramaturgias na arte, explica que o empretecimento dos desenhos como um processo de recontar a história negra a partir da perspectiva da negritude é fundamental. 

"Pensar em muralismo, a partir da poética do afeto do empretecimento, contribui para que as políticas para as mulheres cheguem nas mulheres pretas e possam acalentar as suas dores, ao tempo que lutam pela existência ocupando os espaços sociais. Essa ação de mulheres gratifatando os muros afeta a sociedade para transformar", explica Mallu Mendes.

Para Zenaide Lustosa, coordenadora de Políticas Públicas para as mulheres, é positiva a participação de todas nesse processo

"É importante essa parceria com as meninas e mulheres que trabalham como muralismo, a grafitagem, que vão nos dar esse momento significativo de trabalhar a arte. É colocar sua criatividade na estrutura física da CEPM. Vai para além disso. Não apenas a beleza física, mas o significado do que representa a arte e o que é construído nessa parceria", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES