Seduc apresenta programa Nossa Escola: Avançando na Qualidade

Seduc apresenta programa Nossa Escola: Avançando na Qualidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O I Encontro das Regi?es Administrativas da 4? Diretoria Regional de Educa??o (4? DRE) teve in?cio nessa quarta-feira (10), no audit?rio do Instituto Superior de Educa??o Antonino Freire, ?s 9 horas, com uma apresenta??o cultural do coral da Unidade Escolar Pinheiro Machado, sob reg?ncia do maestro Moises Lodoro.

O encontro se estender? at? esta quinta-feira, 11, e na ocasi?o ser?o capacitados diretores, coordenadores pedag?gicos e professores, com a finalidade de implementar o programa Nossa Escola: Avan?ando na Qualidade e dar in?cio ? constru??o do Programa de A??o Articulada (PAAR) de suas escolas.

Estavam presentes no evento o secret?rio estadual da Educa??o, Ant?nio Jos? Medeiros; superintendente institucional da Seduc, Jos? Barros Sobrinho; superintendente de Ensino, Maria Xavier; diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Alcina Sotero; assessora t?cnica da Seduc, Concei??o Castelo Branco; a gerente da 4? GRE, C?lia Marreiros, dentre outros.

Segundo C?lia Marreiros, o evento tem como finalidade socializar reflex?es acerca dos indicadores das escolas da 4? Diretoria Regional de Teresina para definir o perfil dessas escolas e fundamentar o processo de elabora??o e de propostas articuladas de interven??o na realidade escolar com vistas ? supera??o dos principais pontos de estrangulamento da gest?o escolar que interferem diretamente na aprendizagem do aluno.

?Queremos construir uma nova realidade educacional com a participa??o efetiva e democr?tica dos diversos atores que atuam na rede estadual de educa??o b?sica, atrav?s da implementa??o de pol?tica p?blica?, afirma a gerente da 4? DRE.

Para o secret?rio Ant?nio Jos?, o programa Nossa Escola pretende construir uma nova realidade educacional a partir do contexto de cada escola da rede estadual. O programa se fundamenta na concep??o de que a solu??o dos problemas da educa??o b?sica pressup?e primeiramente na autonomia escolar, constru?da pela intera??o entre os diversos atores da escola e da comunidade.

No encontro, est? sendo feita a an?lise dos problemas mais freq?entes nas escolas e tra?ado o perfil de cada escola, baseado em um question?rio enviado pela 4? DRE e respondido pelos gestores de cada escola. A partir da?, ser?o acatadas propostas para o desenvolvimento do PAAR a ser adotado nessas escolas, que consiste em um plano de a??o que visa a qualidade e a eq?idade do ensino. O Programa Nossa Escola foi proposto pela Seduc ao FNDE/MEC, com base nos dados recentes do ?ndice de Desenvolvimento da Educa??o B?sica (Ideb).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES