Seduc e UFPI planejam realizar cursos de especialização a distância

Parceria entre as instituições deve oferecer especialização para a equipe de educação especial

Seduc e UFPI planejam realizar cursos de especialização a distância | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma reunião entre integrantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizada na manhã da terça-feira (10), foi discutida a oferta de cursos de especialização na modalidade a distância com a realização de um fórum de inclusão especializada para profissionais de educação. A Superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo, e o Superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral, participaram do encontro.

“Essa reunião foi uma conversa entre a Seduc e o Cead para mantermos a nossa parceria. Nós mantemos atualmente 37 polos de educação a distância espalhados no Piauí pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A Secretaria entra com toda a parte de recursos para a manutenção dos polos e as universidades entram com as ofertas. Estamos aqui para falar de uma agenda muito forte que a Universidade Federal conseguiu com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), integrada pelo Ministério da Educação”, explica a Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.

Seduc e UFPI planejam realizar cursos de especialização a distância - Foto: Ascom

O projeto possui um recurso orçado em cerca de R$ 4 milhões, almejando oferecer especialização para a equipe de educação especial. O edital da especialização será lançado em um fórum de educação especial na primeira quinzena do mês de março. A expectativa é capacitar em torno de 500 profissionais com os cursos.

De acordo com a coordenadora do Cead da UFPI, Lívia Nery, a parceria com a Seduc fortalece a formação inicial e continuada de professores do estado do Piauí em várias áreas e um dos principais objetivos é atender as demandas necessárias para os professores.

“Esses cursos devem iniciar ainda em 2023 com a realização de um grande fórum de inclusão, onde serão ouvidas as comunidades, pessoas com deficiência, formadores, professores, gestores e familiares sobre as demandas necessárias para esses professores e para que as escolas tenham esses espaços destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Reforçamos o início dos cursos de graduação nos polos da Seduc em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, com a participação tanto da nova superintendente quanto do secretário de Estado da Educação”, declara Amaral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES