Seduc: homologado o Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí

Ainda em 2019, foi iniciado o processo para elaboração do Novo Currículo do Ensino Médio, coletivamente, pela Secretaria da Educação e entregue ao CEE

Seduc: homologado o Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A implementação de uma nova escola centrada na inclusão e equidade avançou no Piauí com a homologação do documento que desenha o currículo formativo para o Novo Ensino Médio na rede de educação pública e privada. A aprovação do currículo pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) aconteceu durante o evento híbrido na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta terça-feira (13), e contou com a presença dos membros do Conselho.

Ainda em 2019, foi iniciado o processo para elaboração do Novo Currículo do Ensino Médio, coletivamente, pela Secretaria da Educação e entregue ao CEE, que após análise e recomendações, validou a nova proposta de formação para os jovens a partir de 2021.

A aprovação do currículo pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) aconteceu durante o evento híbrido - Foto: Ascom

Estrutura do currículo

O currículo do Ensino Médio piauiense está estruturado em um período de três anos, com a carga horária de 1.800 horas, destinadas à Formação Geral Básica e 1.200 horas, referentes aos itinerários formativos.

A formação básica contempla as quatro Áreas do Conhecimento, expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizadas com a realidade do ensino local. Os Itinerários Formativos ampliam as aprendizagens relacionadas às competências gerais da BNCC, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, que completam a Formação Geral Básica, os estudantes poderão, por meio dos Itinerários Formativos, escolher se aprofundar nos conhecimentos que mais se relacionam com seus interesses e talentos, conforme condições das escolas e das redes de ensino.

Ellen Gera, Secretário de Educação, presidiu a sessão especial de homologação do Novo Ensino Médio. Ele pontuou que a validação pelo Conselho Estadual de Educação do documento curricular moderniza e atualiza o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Piauí.

“O Piauí acaba de ter o seu currículo referencial para o Ensino Médio homologado pelo Conselho, ou seja, nós temos um documento atualizado de referência para  trabalharmos o ensino-aprendizagem dos estudantes. O novo currículo irá provocar uma mudança no jeito de fazer a escola, na maneira de termos as nossas aulas e no ambiente escolar. Estamos trabalhando na estrutura física das escolas com as reformas e as construções também estão associadas às necessidades do Novo Ensino Médio. A nossa expectativa é que possamos ter um estudante com maior expectativa de aprendizagem e que ele encontre uma escola acolhedora, inclusiva e com aprendizagem equitativa no ambiente escolar”, declarou o secretário.

Ellen Gera, Secretário de Educação, presidiu a sessão especial de homologação do Novo Ensino Médio - Foto: Ascom

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Gildete Milu, relatou a importância da entrega do currículo e os passos seguintes para o novo momento do ensino piauiense.

“Esse momento é muito importante e esperado por todos que fazem a educação. O Conselho e a Seduc têm tido um trabalho imenso no sentido de construir o currículo que foi homologado ,na esperança da equidade da educação. O próximo passo é fazer formações, capacitar os professores, gestores e até mesmo os alunos para entenderem melhor sobre o Novo Ensino Médio. Por meio dos projetos de vida, o estudante irá conviver na escola e escolher a sua profissão ainda na Educação Básica, então, este é um marco na história do Piauí e o Conselho está feliz em entregar este documento referencial.  O Novo Ensino Médio é uma oportunidade de materializar aquilo que sempre desejamos, que é o aluno como protagonista da sua própria história”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES