Seduc libera recursos para manutenção de escolas estaduais

A medida assegura as condições mínimas de funcionamento durante a vigência do decreto sobre a Covid-19.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As escolas da rede estadual do Piauí vão receber, ainda nesta quarta-feira (1°), o repasse financeiro do Pactue, Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí. A medida visa assegurar as condições mínimas de funcionamento e manutenção durante a vigência do decreto de n° 18.913, que prorroga, até o dia 30 de abril, a suspensão das aulas da rede.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai liberar recursos na ordem de R$ 3.669.033,00 para as escolas, com base no resultado oriundo do levantamento da situação da rede escolar, consolidado na Unidade de Gestão e Inspeção Escolar e conforme checklist apontando as necessidades para o início do ano letivo de 2020.

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o repasse financeiro dará celeridade em ações pedagógicas dessas escolas. “Com o decreto expedido pelo Governo do Estado, que dá seguimento ao isolamento social, as escolas continuarão fechadas, mas a Seduc destinou o Pactue às escolas, com prioridade para reprodução de material como roteiro de estudo e atividades relativas à educação a distância e, assim, aos alunos que tenham maior dificuldade de acesso à internet para que consigam ter o acompanhamento dos professores neste período”, disse o gestor.

O repasse financeiro destina-se à cobertura de despesas com o valor básico, a ser aplicada na manutenção regular da escola, manutenção de anexos vinculados à escola, entre outros itens listados que compreendem aquisição de gás, água e utensílios.

“Liberamos o Pactue para ações como pequenas reformas após o período da chuva, dedetizações e eventuais reparos para que as escolas estejam bem cuidadas e estruturadas quando as aulas presenciais retornarem”, disse Ellen Gera.

O secretário informou ainda que, nas situações de distribuição nas unidades escolares do material didático para acompanhamento das aulas remotas, a equipe gestora deverá priorizar a aquisição de equipamentos de proteção individual.

“Como em eventuais situações em que necessitam se dirigir às escolas para distribuição do material pedagógico, será aconselhado aos gestores a compra de materiais, com prioridade de execução em itens de prevenção ao coronavírus, como álcool gel, máscaras, material de limpeza e outros insumos de proteção individual”, pontua Ellen Gera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES