Seduc prorroga inscrições do programa CERTIFIC para mecânico e garçom

Mecânicos de moto e garçons podem adquirir certificado de suas experiências profissionais.

Seduc prorroga inscrições do programa CERTIFIC para mecânico e garçom | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de reconhecer o trabalhador através das experiências adquiridas ao longo de sua trajetória profissional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou a segunda edição do Programa Certific Piauí. As inscrições para os participantes foram prorrogadas e agora vão até 02 de fevereiro.

A coordenadora estadual do Certific-PI, Heline Santos, afirma que na segunda edição do programa serão ofertadas 200 vagas, contemplando as áreas de hotelaria, bares e restaurantes, com a certificação em Garçom/Garçonete, e mecânica, com certificação em Mecânico de Motocicletas. A primeira edição do programa ocorreu no ano de 2019, certificando profissionalmente 57 trabalhadores na área de telecomunicações.

“Nessa nova edição o programa conta com muitas parcerias. Temos a iniciativa privada como nossa parceira, por meio do Sintshogastro (Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Gastronomia e Similares do Piauí, da Abrasel secção Piauí (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e com o apoio do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes Bares e similares do Estado do Piauí”, enfatiza a coordenadora. Inscreva-se aqui.

Seduc prorroga inscrições do programa CERTIFIC para mecânico e garçom (Foto: Reprodução)

Os interessados poderão se inscrever para certificação nas áreas de Garçom/garçonete e mecânica de motocicletas no site da Seduc ou mesmo presencialmente, até o dia 02 de fevereiro, segundo o novo cronograma. As matrículas deverão ocorrer entre os dias 14 e 16 de fevereiro, em local divulgado posteriormente no site da Seduc. A aula inaugural do Programa está programada para o dia 18 de fevereiro, momento que se iniciam as etapas do programa, que vão constar de entrevistas individuais, prova teórica e prova prática, além da etapa final de solenidade de certificação, prevista para acontecer na segunda quinzena de março.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, José Barros Sobrinho, revela que o programa vai dar oportunidade a trabalhadores, a partir de 18 anos, inseridos ou não no mercado de trabalho, que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas na área em que atuam. Assim, aquele trabalhador que exerce uma função, sem um curso ou certificado específico, com o Certific-PI vai poder adquirir formalmente o certificado.

“Hoje, expressiva parcela de trabalhadores no Brasil atua na informalidade, ou em áreas que não exigem comprovação de níveis de escolaridade. O Programa Certific vem oportunizar aquele trabalhador, aquela trabalhadora que não passou por processos formais de educação profissional, a chance de conseguir seu tão almejado certificado profissional, e dessa forma estar apto a adentrar no mercado de trabalho ou ainda almejar novas colocações profissionais”, relata o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES