Seduc realiza inspeção para construção de escola indígena em Bom Jesus

A ação visa atender ao pedido de construção de uma escola indígena na comunidade, feito pelo cacique James Akoa Gamela.

Seduc realiza inspeção para construção de escola indígena em Bom Jesus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram nesse domingo (20), uma visita ao assentamento Rio Preto, no município de Bom Jesus, a 606 Km de Teresina.  A ação visa atender ao pedido de construção de uma escola indígena na comunidade, feito pelo cacique James Akoa Gamela.

Segundo o cacique, no assentamento vivem 41 famílias de indígenas da etnia Akroa Gamela e as crianças sofrem com a falta de uma escola dentro da comunidade.

Seduc realiza inspeção para construção de escola indígena em Bom Jesus (Foto: Divulgação)“Atualmente, são 57 crianças atendidas em uma escola municipal na Barra do Correntinho, que fica distante da comunidade, bem como outras dificuldades de acesso à região, que deixa os estudantes em muita vulnerabilidade”, relata James Akoa Gamela.

Por se tratar de uma comunidade indígena eles têm direito a uma escola específica, conforme estabelecido nas Diretrizes para a educação escolar indígena. Nesse sentido, a Seduc, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola, fez uma visita a comunidade para saber as demandas e procurar todos os meios para que sejam atendidas.

Seduc realiza inspeção para construção de escola indígena em Bom Jesus (Foto: Divulgação)“Da reunião, saíram deliberações para finalizar o estudo de demanda da comunidade para efetivar os procedimentos de solicitação da escola indígena no assentamento e estudo de viabilidade dessa construção, por parte do Governo do Estado”, explica a coordenadora do Núcleo, Tatiana Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES