Seduc realiza inspeção para implantação de escola indígena no Piauí

A escola será implantada onde funcionava a Unidade Escolar Professor Tomaz Area Leão Filho, bairro Três Andares, em Teresina

Seduc realiza inspeção para implantação de escola indígena no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação (NEEIQ/Seduc), juntamente com os indígenas venezuelanos da etnia Warao e indígenas brasileiros Guajajara, realizaram na última terça-feira (10) uma inspeção no prédio que será reformado para atender a primeira escola indígena do Piauí. A escola será implantada onde funcionava a Unidade Escolar Professor Tomaz Area Leão Filho, bairro Três Andares, em Teresina.

Tatiana Gonçalves de Oliveira, coordenadora do NEEIQ, que faz parte da Superintendência de Educação Básica, revela que a Seduc trabalha na implementação da Política Estadual de Educação Escolar Indígena e Quilombola no âmbito da educação básica do Piauí.

“A primeira escola indígena do Piauí será inaugurada em Teresina e será um projeto piloto da Seduc para atender as outras comunidades que solicitarem a implementação da educação escolar indígena”, destaca a coordenadora.

Seduc realiza inspeção para implantação de escola indígena no Piauí - Foto: Reprodução

O Governo do Estado desenvolve o projeto em regime de colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Cáritas, UESPI e UFPI, além de agências internacionais como a Acnur (Agência das Nações Unidas para Refugiados).

“É um grande desafio a implementação dessa política pública, mas acreditamos que, com a criação do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Igualdade Racial, possamos avançar na garantia dos direitos dos povos indígenas e quilombolas paa uma educação específica, como prevê as diretrizes federais para essas modalidades de ensino”, complementa Tatiana Gonçalves.

Atualmente está sendo desenvolvido o projeto de reforma da escola, com vistas em atender às especificações de uma escola indígena, como prevê as diretrizes nacionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES