Seduc realiza programa para orientar alunos sobre o uso da nota do Enem

O primeiro programa Pré-SiSU de 2023 será, nesta quarta-feira (25), das 20h até às 22h, transmitido pela TV Meio Norte e pelo Canal Educação

Seduc realiza programa para orientar alunos sobre o uso da nota do Enem | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pensando em proporcionar aos estudantes piauienses todo o auxílio necessário para que possam entender melhor como funciona o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além dos detalhes sobre a nota de corte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), peso das áreas, a sistemática das cotas e ampla concorrência, a equipe Pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, nesta quarta-feira (25), das 20h até às 22h, o primeiro programa Pré-SiSU de 2023 que será transmitido pela TV Meio Norte e pelo Canal Educação.

De acordo com o coordenador do Pré-Enem Seduc, professor Wellington Soares, a proposta é realizar uma série de quatro programas, que serão realizados nos dias 25 de janeiro, 2, 9 e 15 de fevereiro, totalmente voltados para a orientação dos alunos de como prosseguir com o recebimento das notas do Enem.

O resultado do Enem está saindo no dia 13 de fevereiro e a nossa equipe do Pré-Enem Seduc está organizando quatro programas para tirar todas as dúvidas dos estudantes e passar informações como o período de inscrições, questão de notas de peso e vagas nas instituições. Iremos convidar também os reitores das nossas três instituições de ensino superior. Vamos ter uma conversa com o pessoal aqui da Educação, com o nosso secretário da Educação. Eu espero contar com a audiência de todos. Não deixem de assistir”, declara o professor.

Seduc realiza programa para orientar alunos sobre o uso da nota do Enem - Foto: Ascom

O evento contará com a participação dos coordenadores do Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro e Wellington Soares; da jornalista Liana Paiva; do consultor do Enem, Felipe Lopes; e da professora Karoline Mendes que trarão informações e irão esclarecer dúvidas dos estudantes sobre o Enem, Sisu, notas, calendários, nota de corte e senhas de acesso. A ação terá ainda a participação do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, por meio de vídeos gravados.

“Nós prestaremos todas as informações importantes que o estudante precisa para saber lidar com programas de benefícios ofertados pelas universidades públicas, até como calcular a nota do Enem e saber aplicar esse resultado aos cursos desejados ou passíveis de aprovação. Daremos foco para o Sisu e de como tirar o melhor proveito de suas notas. A importância dos programas é orientar os alunos quanto aos aspectos de notas, peso, cotas, documentos obrigatórios para matrículas, entre outros”, completa Hildalene Pinheiro.

Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Em 2023, as notas do Enem serão divulgadas no dia 13 de fevereiro. Já as inscrições do Sisu serão realizadas de 16 a 24 de fevereiro, com os resultados previstos para serem divulgados no dia 28 de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES