Seduc terá 26 escolas no novo regime de tempo integral em 2017

Devem ser atendidos 11.700 alunos em todo o Estado, em 2017

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conseguiu, através do Ministério da Educação (MEC), a adesão de 26 escolas ao novo regime de ensino de tempo integral, que deve atender à 11.700 alunos em todo o Estado, em 2017.

A adesão se deu através do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral do MEC, criado pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro último, que estabelece a reforma do ensino médio no país. As escolas em tempo integral devem estar implementadas até o fim do primeiro semestre de 2017.

O programa amplia a jornada escolar de 800 para 1,4 mil horas por ano, transfere recursos para as secretarias estaduais de Educação, e destina 257,4 mil vagas a 572 escolas públicas, em todas as unidades de Federação. A carga horária a ser cumprida pelas escolas deve ser de no mínimo 2.250 minutos semanais, com um mínimo de 300 minutos de aulas de língua portuguesa, 300 de matemática e 500 destinados a atividades da parte flexível do currículo.

Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc, Rizalva Cardoso Rabelo, o novo modelo de ensino de tempo integral é mais exigente. “O novo modelo prevê a reprovação de escolas cuja evasão seja superior a 5% e cujos alunos não atinjam o nível de proficiência desejável. Os alunos serão avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Cada escola terá apenas um Diretor e um Coordenador Pedagógico, deixando de existir a figura do Diretor Adjunto, o número de alunos é limitado a 400, além de ter o mínimo de 10 salas de aula”, relata a diretora.

Atualmente a Seduc possui 44 escolas em regime de tempo integral e destas, 04 foram aprovadas para funcionar no novo regime (CETI Marcos Parente / Picos, CEMTI Didácio Silva, CEPTI Dirceu Mendes Arcoverde, CEMTI José Atanásio de Santana). Em 2017 a Seduc terá 66 escolas funcionando em regime de tempo integral, sendo 40 no velho modelo e 26 no novo modelo. O número de alunos atendidos deve saltar de 11.397 para 21.332.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES