Sefaz lança programa para ajudar população a economizar no Piauí

O programa será disponibilizado no site da Sefaz-PI

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de crise financeira, nada melhor do que poder economizar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda, lança o programa “MAIS EM CONTA”, que é uma ferramenta importante para ajudar os consumidores piauienses a pesquisarem, em vários estabelecimentos comercias, o menor preço de um produto que desejam comprar.

“A missão da Sefaz não é apenas cobrar tributos é também orientar os contribuintes e consumidores do Estado para que possam exercer a sua cidadania fiscal. Nesse sentido, estamos lançando esse programa para incentivar os consumidores a pesquisarem e realizarem compras mais baratas, ajudando-os a economizar. Isso também permite estimular a concorrência no mercado, fazendo com que os estabelecimentos comerciais vendam produtos mais em conta para os consumidores piauienses”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles.  

Inicialmente, para acessar o programa o consumidor deve clicar no banner do programa MAIS EM CONTA, que será disponibilizado no site da Sefaz-PI ou acesso direto o link https://webas.sefaz.pi.gov.br/maisemconta-web/index.xhtml. Por meio desse sistema, a Sefaz irá disponibilizar o menor preço aplicado pelos contribuintes por produto, com base nas notas fiscais eletrônicas emitidas, sendo que já existem 7.144.860 itens declarados em Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Posteriormente, essa ferramenta poderá ser acessada por meio de um aplicativo, que será disponibilizado para celular Androide ou IOS. 

Vale ressaltar que, quanto mais os consumidores pedirem a nota fiscal, mais o sistema terá condições de fazer a atualização de preços e prestar um serviço melhor aos consumidores.

O superintendente da Receita Estadual, Antônio Luiz Soares Santos, acrescenta que além de ser uma ferramenta de consulta de preços para o consumidor, o “MAIS EM CONTA” se apresenta com uma alternativa para beneficiar não apenas os consumidores mas também irá incentivar os próprios contribuintes a praticam preços competitivos.  

Antônio Luiz também ressalta que a pesquisa de preços disponibilizada no site da Sefaz será feita apenas com os estabelecimentos que emitem a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e). “Isso termina fazendo com que aqueles contribuintes que ainda usam o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) também já comecem a emitir a NFC-e, uma vez que eles têm até o dia 31 dezembro deste ano para alterarem o ECF para uso da NFC-e”, comenta. 

Ele enfatiza ainda que o MAIS EM CONTA permite que o consumidor pesquise o preço de produtos em vários estabelecimentos situados no local onde esse consumidor está até uma distância de 200 quilômetros. “A pessoa, por exemplo, vai poder marcar a distância que ele quer saber os preços em determinada região, sem precisar andar muito longe. Se ele não marcar essa quilometragem quando acessar o programa, a pesquisa de preços vai abranger estabelecimentos comerciais localizados em uma distância de até 200 quilômetros. Portanto, é um sistema de fácil consulta, onde o consumidor pode fazer uma busca em todo Piauí, mas também pode escolher o município pesquisado. Se estou, por exemplo, em Parnaíba, o programa vai disponibilizar as lojas que estão vendendo determinado produto em Parnaíba, com preços mais baixos e mais altos, em um raio de até 200 quilômetros. Vale lembrar que o preço pesquisado não é o de hoje, mas das últimas vendas realizadas”, afirma Antônio Luiz. 

O software do programa “Mais em Conta” foi desenvolvido pela própria Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (Unitec) da Sefaz-PI, sob a responsabilidade do gerente de sistemas corporativos da referida unidade, Wagner Borges. “Através dessa ferramenta, o consumidor vai poder consultar produtos para identificar o menor preço aplicado pelo contribuinte, listar produtos pesquisados, filtrar consultas de produtos pesquisados, agrupar produtos por categoria, exibir produtos pesquisados no Mapa e ainda detalhar o produto pesquisado”, explica Wagner Borges.  

Ele acrescenta que, inicialmente, o programa permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto em mais de 2.391 estabelecimentos participantes, sendo que a ideia é ampliar esse número para 5 a 10 mil estabelecimentos. “Como esse processo é contínuo, a quantidade estabelecimentos participantes cresce a cada instante”, afirma o gerente de sistemas corporativos da Unitec. 

O mesmo programa já é adotado em outros Estados, sendo pioneiro o Estado do Paraná, cujo nome do programa é “Menor Preço”.  Em Alagoas também já existe esse programa que permite consultar on-line e comparar os preços dos produtos, denominado de Economiza Alagoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES