Sefaz-PI exige NF-e para cigarros e combustíveis

O secretário explica também que a previsão era iniciar a fase de produção das notas fiscais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de 1º de abril próximo, fabricantes, distribuidores ou atacadistas de cigarros, assim como produtores, formuladores, importadores, distribuidores e transportadores e revendedores retalhistas de combustíveis líquidos estarão obrigados, por lei, a emitir a nota fiscal eletrônica. Caso contrário, as notas - comuns - que emitirem serão consideradas inidôneas. A emissão de da Nota Fiscal Eletrônica - a NF-e, cumpre termo de ajuste entre os Estados e foi celebrado durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Para o secretário estadual da Fazenda, Antônio Rodrigues Neto, a emissão da nota fiscal eletrônica traz várias vantagens para as empresas e para o Fisco. ?Ela reduz os custos operacionais das empresas e agiliza a liberação de mercadorias, na medida em que acaba a burocracia nos postos fiscais. Para o Fisco, as vantagens são a segurança e rapidez no recolhimento dos impostos, já que a Sefaz e a Receita Federal podem acompanhar todo o processo em tempo real?, explica o secretário.

De acordo com Antônio Neto, em 2006, o Governo do Estado do Piauí editou decreto para implantação do projeto da Nota Fiscal Eletrônica, que começa a ser implementado dia 1º de abril deste ano. ?O Estado saiu da fase de testes e entra, efetivamente, na fase de emissão do documento fiscal eletrônico, iniciando pelos setores de cigarros e combustíveis, mas com previsão de inclusão de outros segmentos ainda este ano?, diz Antônio Neto.

O secretário explica também que a previsão era iniciar a fase de produção das notas fiscais eletrônicas somente no mês de abril, mas os técnicos da Secretaria da Fazenda conseguiram antecipar esse prazo e, desde a semana passada, a Sefaz já está emitindo a NF-e para alguns contribuintes. ?Mas isso não impede que outros segmentos, por livre e espontânea vontade, emitam também a NF-e. A Sefaz tem atendido setores diversos interessados em aderir a esse projeto, porque entendem os benefícios que ele trará para suas atividades?, diz Antônio Neto.

O secretário garante que a Secretaria da Fazenda disponibilizará para os contribuintes que não tenham a tecnologia adequada, ferramenta para que possam trabalhar com a emissão da nota fiscal eletrônica, bastando que esses contribuintes façam a solicitação diretamente à Sefaz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES