Sefaz trabalha com novo sistema de Aviso de Débito

Sefaz trabalha com novo sistema de Aviso de Débito

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova sistem?tica de Aviso de D?bito est? sendo utilizada pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), com o objetivo de reduzir os erros relativos ? cobran?a do cr?dito tribut?rio declarado pelo contribuinte. O aviso de d?bito se constitui em um instrumento com o qual se processa o sistema de cobran?a do Conta Corrente de cr?ditos declarados.

Segundo o diretor da Unidade de Tecnologia e Seguran?a da Informa??o (Unitec), Ant?nio Luiz Soares, desde o m?s de junho passado, a sistem?tica de aviso de d?bito foi reestruturada, a fim de permitir a cobran?a dos d?bitos declarados em GIM (Guia de Informa??o Mensal) e DSMEE (Declara??o Simplificada de Microempresa).

?Anteriormente, o conta corrente n?o era uma funcionalidade din?mica e n?o permitia que a ger?ncia de Controle de Arrecada??o, juntamente com as ger?ncias regionais, efetuasse a corre??o dos erros porventura existentes?, explicou Ant?nio Luiz.

O diretor explica ainda que na reformula??o foram criadas funcionalidades que permitem ? Ger?ncia de Informa?es Econ?mico-Fiscais excluir declara?es enviadas e n?o obrigat?rias, al?m de retirar da lista de omissos de declara??o empresas que n?o devem constar desta lista.

Como inova?es, Ant?nio Luiz cita tamb?m a inclus?o de cr?ticas na recep??o, como a n?o recep??o de GIM/DSMEE retificadora com valores a recolher inferiores ? original e a n?o recep??o de declara??o Sem Movimento para um per?odo no qual a declara??o original continha movimenta??o. ?Com isso, a Ger?ncia de Auditoria pode, ap?s verifica??o dos valores a serem retificados pelo contribuinte, autorizar ou n?o que ele envie essa declara??o?, disse o diretor.

Al?m disso, foi feita uma s?rie de estudos em cima das regras de baixa do d?bito, a fim de permitir que esta ocorresse sem muita influ?ncia de erros de c?digos de receita. ?Essa reorganiza??o obrigou a Unitec a refazer v?rias altera?es em permiss?es de uso e de exclus?es de cr?ditos tribut?rios, tentando reduzir ao m?ximo a inger?ncia humana?, explica Ant?nio Luiz.

Ant?nio Luiz considera o desenvolvimento da nova sistem?tica um grande avan?o, principalmente porque hoje, se for lavrado aviso de d?bito numerado, o qual gera um processo de cobran?a, o Conta Corrente ? imediatamente sensibilizado e n?o permite que esse mesmo per?odo seja cobrado novamente por esse meio, o que facilita a ger?ncia e o controle do cr?dito tribut?rio.

Outra utilidade na nova sistem?tica de Aviso de D?bito apontada pelo diretor diz respeito, por exemplo, ? funcionalidade no DAR WEB, que permite a emiss?o do documento de arrecada??o via internet, recuperando as informa?es gravadas tanto do sistema de aviso de d?bito quanto do sistema de parcelamento.

?Outra mudan?a positiva ? o aumento da velocidade de consulta de dados com a possibilidade de corre??o de poss?veis erros na cobran?a, o que indica uma sens?vel melhora do Conta Corrente do contribuinte, reduzindo a probabilidade de erros no futuro?, coloca Ant?nio Luiz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES