Segunda edição do MovimenThe é sucesso de público

O evento acontece no Parque da Cidadania

MovimenThe | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Estação Cidadania se transformou em um verdadeiro ponto de encontro da população teresinense. Neste final de semana, o local reuniu muita dança, música, lazer, esporte, artesanato e entretenimento, durante a 2ª edição do MovimenThe, que teve recorde de público. Organizado com o envolvimento de diversos órgãos da Prefeitura de Teresina, o evento contou com uma vasta programação gratuita e atraiu diversos públicos para o parque, considerado como um dos principais espaços de socialização da capital.

A deputada estadual Lucy Soares, ressalta que o principal objetivo do evento é fazer com que os teresinenses possam movimentar os parques da cidade. “Esse evento, que já está na sua segunda edição, ocupa os espaços públicos dando uma oportunidade de lazer para nossa querida Teresina, com eventos voltados para todas as faixas etárias, com espaços kids, artesanato, cultura, esporte, lazer e assim como a primeira edição o evento foi um sucesso”, avalia.

José Alves Filho

Com o apoio midiático do Grupo Meio de Comunicação, o MovimenThe tem contribuido, sobretudo, para despertar a sensação de pertencimento à cidade, o que inclui os espaços construídos para uso coletivo.   

O secretário municipal de Comunicação, Fernando Said, declarou que o evento vai trazer resultados futuros para a construção de uma cultura na capital. “Normalmente nós temos o hábito de observar o trabalho da municipalidade só nas obras que são realizadas no aspecto físico, mas a gente tem que olhar também uma outra obra que é grande e fantástica, que é a transformação cultural, que é agregar o valor daquilo que nós temos na cidade ao sentimento da população, então a realização desses eventos através da parceria da Prefeitura com o Grupo Meio Norte é muito significativo, porque é uma obra que vai ficar agora e para o futuro da cidade de Teresina, porque é uma cultura que se estabelece”, considerou.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), responsável por administrar o parque, também realizou uma ação de distribuição de mudas durante o  MovimenThe e orientou os visitantes sobre a importância de preservar os espaços públicos da cidade. “Além de movimentar como o próprio nome faz referência, o evento trouxe a proposta de fazer com que a população se sinta pertencente à cidade, se aproprie dos espaços públicos, a exemplo do Parque da Cidadania, e ajude a preservá-los”, pontua Olavo Braz, titular da pasta municipal.

Artesanato tem espaço no evento

O secretário municipal de Economia solidária, Ricardo Bandeira, frisou que o evento permite a promoção da cultura, lazer e o esporte, e ainda a comercialização e o empreendedorismo. “Nós trouxemos muitos artesãos para expor suas peças, dessa forma a população toma conhecimento e termina os artesãos vendendo seus produtos e ganhando dinheiro para melhorar sua renda familiar, então é um evento muito necessário na nossa cidade”, disse. 

O artesão Marcelino Nascimento Pereira, que confecciona luminárias a partir de canos PVC, destacou que o evento traz major visibilidade para os artesãos locais, permitindo a comercialização dos seus produtos. “Eu acho muito importante essa iniciativa, pois nos traz mais divulgação do nosso trabalho e, com certeza, embeleza mais nossa capital, pois atrai a população para os espaços públicos da cidade”, declarou.

José Alves Filho

A programação incluiu ainda shows musicais com artistas da terra. O cantor Damásio Neto comandou o palco principal, levando um repertório bem dançante na abertura do evento. Já no domingo, a agitação ficou por conta do artista Vitor Amaral. Outro atrativo para o público foi a feira de exposição e comercialização de peças artesanais feitas nos Centros de Produção de Teresina, contribuindo para dar mais visibilidade para o trabalho desenvolvido pelos microempreendedores desses espaços.

Para a criançada, o evento ofereceu serviços de artesanato infantil e pintura de rosto, atividade que foi inteiramente acompanhada por profissionais, a fim de garantir o bem-estar e alegria dos pequenos. O MovimenThe também foi o espaço reservado para a final do Canta Bairro, concurso de calouros que tem o objetivo de valorizar as manifestações culturais e revelar novos talentos da música local. Seis candidatos se apresentaram para o público e tiveram suas vozes avaliadas pelo júri técnico. O grande vencedor será revelado em um programa especial no próximo sábado, dia 6 de julho. 

José Alves Filho

O projeto dançando na praça, encabeçado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), foi uma das atividades mais prestigiadas pela população e o secretário Miguel Rosal, gestor da pasta adiantou que o evento deve entrar para o calendário anual da cidade e adiantou que a terceira edição do MovimenThe acontecerá no Parque Lagoas do Norte. “Nós queremos colocar esse evento no calendário anual da Semel e da Prefeitura Municipal de Teresina, por ser um movimento que todo mundo aceita de bom grado, uma situação em que a própria população clama por eventos iguais a esse, então nós vamos dar continuidade sim por ser um evento bonito com parcerias maravilhosas que dão essa grandeza a esse espetáculo que Teresina nunca teve”, afirmou.

São apoiadores do evento as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), de Esportes e Lazer (Semel), de Economia Solidária (Semest), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e de Comunicação (Semcom), e Fundações Wall Ferraz (FWF) e de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC).

Esportes são ponto alto do evento

As atividades esportivas foram o grande destaque da segunda edição do MovimenThe. Atletas amadores tiveram a possibilidade de formar seus times e escolher uma das modalidades oferecidas, a exemplo do Fut 7, basquete, tênis de mesa, skate, passeio ciclístico, esgrima, capoeira e patins. Além disso, o atletismo foi contemplado na Volta da Cidadania, com percurso de 5 km, na Avenida Miguel Rosa, tendo o parque como ponto de largada e chegada.

A capoeira foi um dos destaques do primeiro dia, com jogos de apresentação da arte como modalidade esportiva. “Essa é uma ação positiva para fomentar o esporte no município e para a capoeira mais ainda, porque tivemos a oportunidade para apresentá-la como um esporte de competição, porque ela surgiu como cultura, mas aqui no Piauí nós temos uma tradição muito forte de utilizá-la como esporte, então só temos a agradecer a oportunidade de estar aqui nesse grande evento”, afirmou Mestre Touro.

A corrida de rua foi outro destaque na primeira noite do evento. Para Thiago Monteiro, organizador da corrida, a segunda edição foi um sucesso e bateu recorde de inscritos. “Esse evento desde a sua primeira edição no Parentão, é um sucesso e agora no Parque da Cidadania foi um sucesso ainda maior, devido ser um parque mais central. Nós tivemos recorde de corredores, com 300 inscritos que foi limitado por nós e ficamos com uma lista de espera de mais de 500 pessoas e não poderia ser diferente, o evento foi um sucesso, bem organizado, ponto de água, medalha para todos os participantes que correram 4km”, destacou.

José Alves Filho

Amauri Carneiro, presidente da Federação piauiense de futebol 7 Society, que organizou as partidas do Fut 7, que foram bastante prestigiadas durante nos dois dias de evento. “A oportunidade que tivemos durante o MovimenThe é ímpar, pois trouxemos o futebol society tanto comunidade, quando para o parque e com isso estamos fazendo com que a  nossa modalidade seja difundida, principalmente porque tivemos a transmissão ao vivo de todos os jogos pela TV Meio Morte”, disse.

Os praticantes de skate também tiveram a oportunidade de desenvolver suas manobras dentro da programação do evento. “O MovimenThe veio em uma no hora para o skate. Esse ano a gente estava bem carente de eventos e a prefeitura e a equipe da Meio Norte estão de parabéns pela realização desse evento”, ressaltou Thyago Costa, presidente da Federação Piauiense de Skate.

A esgrima foi uma das novidades na programação esportiva do evento. O mestre Moisés Carvalho, avalia como positiva a inserção do esporte para apresentar a modalidade para a população teresinense. “A nossa avaliação é a melhor possível, pois tem tudo a ver com o projeto que encabeçamos que é o mais esgrima, que é quebrar tabus levando o esporte para o seio da sociedade e o MovimenThe tem esse viés de levar o esporte para praça”, frisou. 

Jadelson Ribeiro, presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa,  destacou que desde a primeira edição a modalidade teve uma grande procura. “Essa edição estamos com três mesas e estamos com atletas procurando se federar por conta do evento, então, o MovimenThe para nós foi um sucesso. Nós conseguimos envolver crianças, mulheres, homens e idosos para que a gente pudesse ter o maior número de pessoas e todo mundo aprovou essa ideia, sendo que veio gente até de Caxias (MA) para jogar com a gente, por isso, esse é um evento que já entra no nosso calendário”, afirma. 

Com espaço reservado para desenvolver suas atividades, os amantes do patins tiveram muito espaço para competir, mas acima de tudo, se divertir bastante. Farlysson Carvalho, um dos organizadores das competições de patins, destacou que o evento serviu para mostrar para a sociedade que a patinação é muito além de um esporte, mas um estilo de vida. “Esse evento foi muito bom tanto para os patinadores quanto para mostrar para a sociedade como é a patinação em Teresina, já que a gente leva a sério o patins e utilizamos ele no dia a dia, para irmos ao trabalho, faculdade e pudemos mostrar isso durante o MovimenThe”, considerou. 

O passeio ciclístico e o basquete 3x3 também estiveram na grade de programação do evento e percorreu as principais avenidas do centro de Teresina. Os atletas que mais se destacarem em suas respectivas modalidades foram agraciados com premiações e entrega de medalhas e troféus durante o evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES