Segunda-feira é o dia preferido para tentativas de fraudes on-line

Considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas on-line

Segunda-feira é o dia preferido para tentativas de fraudes on-line | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Konduto, sistema antifraude para pagamentos on-line da empresa de inteligência analítica Boa Vista, revelou que o dia com mais pedidos fraudulentos on-line é a segunda-feira, que representou 17,48% de todas as tentativas de fraude. Domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo on-line, quando 12,19% das compras aconteceram. Além disso, também foi o dia com a menor incidência de fraudes registrando uma taxa de apenas 9,48%. As informações são do Valor Investe/Globo.

Ao segmentar seus dados por horário, a Konduto detectou que, no Brasil, na faixa do almoço, das 12h às 14h, é que acontece a maior parte das tentativas de fraude: 20% de todos o volume de fraudes ou 18% das vendas do primeiro trimestre foram registrados durante essas três horas. Em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem durante o período.

Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada. As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, co-fundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na Boa Vista.

Considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas on-line. Foram analisados quase o triplo (196%) de pedidos em relação ao mesmo período de 2021, enquanto os pedidos fraudulentos aumentaram pouco mais que o triplo (214%) na mesma comparação.

Segunda-feira é o dia preferido para tentativas de fraudes on-line, aponta levantamento - Foto: Reprodução

Até aqui, janeiro apresentou o maior crescimento de fraudes com um índice três vezes maior (204%) e também de vendas, que aumentou 212% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, por sua vez, a Konduto registrou o dobro (117%) de pedidos fraudulentos, comparado com abril do ano passado.

Rio de Janeiro e São Paulo lideram ranking

O levantamento apontou, também, que, no Rio de Janeiro, as tentativas de fraudes cresceram quase o dobro em relação às vendas on-line analisadas no 1º quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período no ano passado. Neste período, enquanto as tentativas de fraudes frustradas cresceram cinco vezes (404%), as vendas apresentaram aumento de mais de três vezes (240%).

Vale destacar que o estado carioca representa cerca de 10% das vendas em comércio virtual em todo país e é responsável por 18% das tentativas de fraudes on-line.

O Rio de Janeiro, no entanto, não é o estado brasileiro com maior participação no total de vendas on-line e de tentativas de compras “fake”. Esse posto pertence a São Paulo, que tem uma participação maior no total de vendas virtual (33%) do que sua quota (31%) nas tentativas de fraude on-line evitadas no Brasil, no primeiro trimestre de 2022.

Cuidados

É essencial tomar cuidado na hora de fazer compras on-line e evitar golpes e prejuízos financeiros. Para ajudar você nessa tarefa, a Proteste listou algumas dicas de como evitar cair nesse tipo de golpe.

Utilize equipamentos seguros

Procure sempre usar o seu computador ou celular pessoal ao fazer compras on-line, já que equipamentos públicos podem ser acessados por terceiros e expor suas informações pessoais e financeiras. Tome cuidado também com a rede de internet e evite usar conexões públicas de locais como lan houses, cafés e restaurantes, pois elas podem ser acessadas por criminosos.

Pesquise a reputação da loja

A reputação da loja é outro item que deve ser avaliado, já que uma empresa com avaliações negativas indica que a experiência de compra não é a melhor, o que evita dor de cabeça ou mesmo prejuízos financeiros.

Olhar comentários em sites de busca e redes sociais é uma maneira de encontrar pessoas que tiveram problemas com a marca. É possível realizar essa busca a partir do canal Reclame, da Proteste, que mostra reclamações públicas sobre as empresas para você avaliar se vale a pena ou não adquirir um produto ou serviço com determinada loja.

Leia a política de compra e privacidade

Os sites sempre devem informar a sua política de compra e privacidade de dados. Essas informações costumam estar indicadas nas páginas de compra ou em mensagens abertas em janelas menores, chamadas “pop-ups”, que aparecem na tela da transação. Confira quais são as políticas que as empresas adotam antes de seguir com a compra, assim você saberá como suas informações pessoais serão utilizadas e protegidas.

Verifique os selos de segurança

Sempre observe os selos de segurança e qualidade do site da loja que você quer fechar a compra. Olhe se a página começa com “https”, já que a última letra indica a segurança do site, e também se há um cadeado pequeno do lado do endereço eletrônico.

Essas informações indicam que a página tem os recursos técnicos necessários para evitar o acesso de hackers que podem tentar invadir o site para roubar informações pessoais de clientes.

Verifique a plataforma de pagamento

As plataformas de pagamento são recursos utilizados por lojas em suas páginas de compra e também devem ser seguras e contar com selos de qualidade e segurança. Por isso, antes de finalizar uma transação, observe se a plataforma de pagamento contém os selos necessários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES