SEID busca parceria com Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva

Os representantes do Piauí se reuniram com pesquisadores do Centro, que é referência nacional no desenvolvimento de tecnologias assistivas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, e o coordenador de acessibilidade da SEID, Claude Girão, visitaram na manhã desta sexta-feira (22) o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), em Campinas (SP). Os representantes do Piauí se reuniram com pesquisadores do Centro, que é referência nacional no desenvolvimento de tecnologias assistivas e tem como missão a tarefa de articular nacionalmente uma rede cooperativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de tecnologia, voltada às pessoas com deficiência.

A pesquisadora Fabiana Bonilha explica que a visita do secretário e do coordenador da SEID destacou a importância de que os estados busquem essa parceria para a ampliação de rede de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias assistivas. ?O secretário nos informou que já houve uma reunião entre a SEID e membros da Fapepi, também tratando dessa questão. Nós aqui do CNRTA trabalhamos com 29 núcleos de pesquisa em tecnologias assistivas, de todo o Brasil, e estamos sempre buscando ampliar essa rede de colaboradores?, ressaltou.

A visita ao Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva é, segundo o secretário Hélder Jacobina, mais um passo em busca da formação de uma rede de parcerias com universidade públicas e privadas do Piauí e de outros Estados, contando com a colaboração de centros especializados como o CNRTA. ?Estamos buscando essas experiências de sucesso para que possamos desenvolver tecnologias no nosso próprio Estado, em benefício das pessoas com deficiência?, afirmou Hélder Jacobina.

Fabiana Bonilha conta que o CNRTA presta total apoio às instituições que tenham interesse em se integrar à sua rede de pesquisa, e que o papel da rede é contribuir para a disseminação de informações. ?Isso fortalece o trabalho de todos e ajuda na articulação de novas parcerias?, destacou. O secretário lembrou ainda que um passo importante para o sucesso dessas parcerias é a participação efetiva das pessoas com deficiência nesses processos.

?Quando retornarmos vamos nos reunir novamente com a FAPEPI e buscar realizar um termo de cooperação técnica com o CNRTA. Para assim podermos trazer pesquisadores ao Piauí para repassar as experiências adquiridas naquele centro, e também para que eles conheçam já é desenvolvido aqui?, informou o secretário.

O CNRTA é uma ação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), que foi criada em 2012 para possibilitar a interação entre as várias iniciativas e práticas no campo da Tecnologia Assistiva, desenvolvidas tanto pelos setores acadêmico e produtivo, quanto por entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiências e órgãos governamentais. Este centro tem como missão articular nacionalmente uma rede cooperativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Tecnologia Assistiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES