Sejus nomeia novos agentes penitenciários para Cadeia Pública de Altos

Nesta quinta, os novos servidores participam de audiência de lotação, onde serão direcionados para as unidades prisionais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), nomeou 25 novos agentes penitenciários nesta quarta (3). A posse deu prosseguimento ao calendário de nomeações que em 2019 já nomeou 100 novos agentes de segurança penitenciária. Nesta quinta-feira (4), os novos servidores participam de audiência de lotação, onde serão direcionados para as unidades prisionais.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, adiantou sobre o papel estratégico dos novos agentes para o funcionamento da nova unidade penal do Estado, a Cadeia Pública de Altos, com mais de 600 novas vagas, tem previsão de ser inaugurada nos próximos meses. “A maioria deve trabalhar na nova unidade prisional conhecendo, inicialmente, a estrutura física e o planejamento para o seu funcionamento. Essas nomeações nos motiva, nos dá mais ânimo e mais responsabilidade”, informou Oliveira.

Presente na solenidade de nomeação, o secretário de Administração e Planejamento (SeadPrev), Ricardo Pontes, afirmou que os novos servidores renovam o quadro do funcionalismo público. “Precisamos das ideias e da coragem desses novos servidores. Eles são muito importantes para o fortalecimento do serviço público”, destacou.

Acompanhada da mãe, a nova agente Raísa Macêdo falou em nome da turma. “Dia de gratidão, de agradecer a Deus e lembrar o quanto foi dura e árdua a nossa batalha. Mas hoje é um dia de vitória. Que nós entremos com o mesmo espírito que saímos do curso de formação: com um sentimento de mudança para o sistema prisional“, comemorou.

Além dos termos de posse e dos certificados da Academia de Formação Penitenciária (Acadepen), os  agentes também receberam uma placa em homenagem a turma, que contou com a participação de professores da Academia Nacional Penitenciária.

O diretor da Academia, Jacinto Teles, deu boas-vindas aos novos servidores e falou dos desafios da profissão. “O agente penitenciário é o verdadeiro executor da Lei de Execução Penal. Os desafios são grandes do sistema. Temos satisfação de agradecer a formação que esses agentes receberam. Compatibilizamos as disciplinas teóricas com a parte operacional em diversas disciplinas formativas”, informou.

O deputado estadual doutor Hélio lembrou do papel dos novos agentes para o sistema penal público. “O nome do servidor já diz, é para servir. Que vocês honrem esta camisa e possam dar sua contribuição ao sistema”, aconselhou.

Novas nomeações

Sobre novas nomeações o secretário Daniel Oliveira deu um novo indicativo. “Estamos atentos e nos programando para, dentro do calendário do governo, dar andamento às nomeações. A previsão é de no próximo quadrimestre o governo tenha um novo balanço em relação às finanças e possamos apontar um calendário de andamento”, informou. 

Thanandro Fabríci  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES