Sejus realiza mutirão para emissão de documentos em unidades penais

O projeto iniciou uma nova etapa, nesta quinta-feira (12), na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina.

Sejus realiza mutirão para emissão de documentos em unidades penais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Resguardar a cidadania e garantir o acesso a serviços básicos como saúde, educação e serviço social, a partir da emissão de carteiras de identidade nas unidades penais, são objetivos principais do Projeto Registrar, desenvolvido, desde 2015, pela Secretaria de Justiça em parceria com a Secretaria de Segurança. O projeto iniciou uma nova etapa, nesta quinta-feira (12), na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina.

De acordo com a coordenadora do serviço social da Sejus, Suzana Marreiros, 83 internos da unidade penal foram beneficiados pelo projeto. Ainda este ano, outras unidades receberão a ação.

Sejus realiza mutirão para emissão de documentos de identidade em unidades penais

“Muitos internos chegam à unidade sem a documentação básica e isso dificulta para que eles tenham acesso a serviços que são direito deles. O projeto também contempla a emissão de certidão de nascimento dos filhos dos reeducandos, CPF e RG. Atualmente estamos trabalhando na emissão de RG dos internos, que é o documento principal. Com ele, nós conseguimos inseri-los em programas de saúde, educação e cursos profissionalizantes. Além disso, quando eles saírem do sistema prisional, eles já têm a documentação para poder reiniciar a sua vida”, ressaltou.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, destacou a importância da ação para a garantia de cidadania para pessoas privadas de liberdade. “É uma ação essencial para a inclusão dos reeducandos em programas sociais. Através deste projeto, garantimos e facilitamos que esses reeducandos tenham acesso a direitos que são fundamentais para todos”, completou.

Ainda neste mês, detentos das unidades penais de Teresina e Altos também receberão o mutirão.

Sejus realiza mutirão para emissão de documentos de identidade em unidades penais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES