Selo em homenagem a Elza Soares abre série especial

A história da cantora e compositora foi escrita com ingredientes singulares de pobreza, sofrimento, determinação, coragem, talento e persistência.

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

  

Os Correios colocaram em circulação a primeira emissão da série Mulheres Brasileiras que Fizeram História, com imagem da ilustre artista Elza Soares. As próximas homenagens serão a Hortência Marcari, Hebe Camargo, Carolina Maria de Jesus, Maria da Penha e Aracy de Carvalho Guimarães Rosa.

Elza Gomes da Conceição nasceu em 23 de junho de 1930 (ou 1937, não se sabe ao certo o ano), na antiga favela da Moça Bonita, Bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. Filha de uma lavadeira e de um operário, ainda pequena, mudou-se com a família para um cortiço no bairro da Água Santa, onde foi criada. Mais tarde passaria a se chamar Elza Soares.

A história da cantora e compositora foi escrita com ingredientes singulares de pobreza, sofrimento, determinação, coragem, talento e persistência. Aos 11 anos de idade foi obrigada a abandonar os estudos para se casar com um amigo de seu pai. No matrimônio, Elza foi submetida constantemente ao infortúnio da violência sexual e doméstica. Aos 12 anos, nasce o primeiro filho. Já aos 15, passa por outro grande trauma: o segundo filho morre de fome.

Em meio a tantas lutas e perdas, Elza Soares tinha o sonho de ser cantora. Sua primeira apresentação ao vivo ocorreu em 1953, no programa de Ary Barroso, na Rádio Tupy. Com sua voz rouca e envolvente, a artista propagava, com o clamor das letras de suas composições, a sua própria vida. Em 1960, passou a trabalhar apenas com música, cantando semanalmente no rádio. Depois, foi convidada para se apresentar na televisão, realizando nesse mesmo ano, uma turnê internacional, consolidando sua carreira.

Elza Soares é sinônimo de resiliência: enfrentou a fome, a pobreza, a violência (doméstica, sexual e psicológica), o ódio das massas, a ditadura, a morte de quatro filhos, o sequestro de uma filha e, agora, passa por um grave problema de coluna.

A emissão - Composta por 18 selos, a folha apresenta o título da emissão no canto superior esquerdo e, no canto superior direto, desenhos estilizados de um microfone e figuras musicais. A foto que ilustra o selo é de Patrícia Lino, feita em um show realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O símbolo do feminino é destacado em magenta. Foram usadas técnicas de computação gráfica. Com tiragem de 54 mil selos, a emissão tem valor de R$1,95 a unidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES