Sem aprovação para gastos de R$ 248 bi, Governo fará novo bloqueio

De olho em incertezas ligadas à receita e ao vigor da recuperação econômica, o governo congelou cerca de 30 bilhões de reais em despesas mais cedo neste ano para assegurar o cumprimento da meta fiscal, de um rombo primário de 139 bilhões de reais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta segunda-feira (06/05) que o governo deverá adotar novo bloqueio nas despesas públicas se o Congresso Nacional não aprovar até junho projeto de lei que pede crédito suplementar de 248,9 bilhões de reais para este ano.

"Essa aprovação tem que se dar até o final de junho, caso contrário o governo será obrigado a fazer um novo contingenciamento, a parar algumas despesas", afirmou ele em entrevista ao vivo à GloboNews.

Mansueto ressaltou que, sem esse aval, o governo irá descumprir a chamada regra de ouro, dispositivo constitucional que impede a emissão de dívida para o pagamento das despesas correntes, como salários e aposentadorias.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O secretário também lembrou que, apesar da insuficiência para a regra de ouro ser calculada hoje "em torno de 120 a no máximo 140 bilhões" de reais, o governo precisa de sinal verde dos parlamentares para o projeto de lei enviado em março, com os valores ali especificados.

O texto solicita crédito de 248,9 bilhões de reais para 2019, incluindo 201,7 bilhões de reais para benefícios previdenciários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e 30 bilhões de reais para o pagamento de Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e deficientes em condição de miserabilidade.

De olho em incertezas ligadas à receita e ao vigor da recuperação econômica, o governo congelou cerca de 30 bilhões de reais em despesas mais cedo neste ano para assegurar o cumprimento da meta fiscal, de um rombo primário de 139 bilhões de reais.

Na entrevista desta manhã, Mansueto ressaltou que a situação fiscal do Brasil "é muito séria e delicada", razão pela qual a reforma da Previdência é tão necessária.

SUBSÍDIOS

O secretário do Tesouro também afirmou que a redução de subsídios está no radar do governo para ser feita "ao longo dos anos", mas reconheceu que a empreitada exige estudos complexos e a construção de um clima político adequado.

"Não vamos nos enganar porque reduzir subsídio não é fácil. Porque você tem grupos que se beneficiam e qualquer tentativa de redução de subsídios esses grupos se organizam para bloquear essas mudanças", disse Mansueto.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir recentemente pelo direito ao crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na entrada de matérias-primas e insumos isentos oriundos da Zona Franca de Manaus, aumentando a perda de arrecadação para o Tesouro, Mansueto respondeu que "não tem muita mágica" para absorção desse impacto.

"A gente está este ano com déficit primário ... de 139 bilhões de reais e mesmo assim a gente teve que fazer contingenciamento para entregar 139 bilhões que é um número pior que o do ano passado", reforçou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES