Sem conseguir abrir a boca, menino espera por cirurgia há 1 ano

Garoto de 9 anos caiu do segundo andar de um prédio há 4 anos. De acordo com a Sesa, cirurgia vai acontecer ainda neste ano

Menino não consegue abrir a boca e espera cirurgia há um ano e meio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após cair do segundo andar de um prédio na Grande Vitória, o menino Neemias Pereira, de nove anos, não consegue mais abrir a boca e precisa passar por uma cirurgia. De acordo com a mãe do garoto, a família aguarda por esse procedimento cirúrgico há um ano e meio, mas os hospitais públicos do estado não possuem o equipamento específico. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o aparelho está em processo de compra e que a cirurgia será realizada ainda neste ano.

"Tenho que empurrar a comida com o dedo, tenho que aguentar. É muito difícil, mas assim que eu estiver melhor quero poder comer um hambúrguer", descreveu Neemias, contando as dificuldades em ingerir os alimentos. A criança só consegue ingerir líquidos e empurra pequenos pedaços de alimento com os dedos para dentro da boca. O menino também tem dificuldades para falar.

A mãe, Rosângela Pereira, explicou que não consegue se alimentar corretamente vendo o sofrimento do filho. "Os irmãozinhos dele também ficam assim, é um sofrimento porque não posso colocar um pedaço de carne na mesa, ele não consegue comer. Meu filho gosta muito de arroz e feijão, comida normal, mas só tenho como fazer essa comida bem rala para ele conseguir comer", disse.

O acidente com Neemias ocorreu há quatro anos e desde então o menino já passou por um procedimento cirúrgico, em 2010, e sessões de fisioterapia, mas uma tomografia mostrou que ele precisa de outra cirurgia.

"Já fiz tudo o que podia. Já fiquei para cima e para baixo tentando resolver isso. Onde me mandam ir eu vou. Gostaria que a Secretaria de Saúde se dispusesse para comprar o aparelho para ser realizada essa cirurgia ou que comprasse uma vaga em um outro hospital que tenha esse aparelho", contou a mãe.

O subsecretário de estado da Saúde, Geraldo Queiroz, afirmou que a cirurgia será realizada ainda neste ano e que, após o procedimento, o garoto terá acompanhamento permanente do cirurgião.

"Essa criança será operada pelo Hospital Infantil de Vitória. Nós já contatamos o cirurgião especialista e estamos apensas dependendo de um equipamento específico para o hospital. A abertura da licitação está prevista para o dia 9 de novembro e pouco tempo em seguida operaremos o menino. Não dá para dizer quanto tempo, mas será pouco, tenho certeza de que ele será operado ainda neste ano", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES