Sem manutenção, prédios representam risco

O engenheiro Enio Pazini, responsável pela avaliação do estado das estruturas de concreto do Estádio Maracanã, esteve em Teresina para falar a necessidade de diagnósticos e estudos de construções

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na Medicina, a patologia é o estado médico que estuda as doenças e as alterações que elas provocam no organismo. Abrangendo para a área das construções civis, a patologia também segue uma linha de problemas e danos que necessitam de reparos.

Comum em Teresina, tanto em prédios antigos quanto em novos, a precariedade de construções já finalizadas representa uma necessidade de diagnósticos e estudos acompanhados por profissionais capacitados na área, pois além de oferecer riscos, também acarreta no desperdício de materiais de construção. 

Enio Pazini Figueiredo, professor titular da Universidade Federal de Goiás e engenheiro, fala sobre esse diagnóstico do estado das estruturas de concreto e da importância dessa função.

“Antes de realizar uma intervenção em uma edificação ou em uma estrutura de concreto, é sumamente necessário a realização de diagnósticos para que a gente possa entender os problemas que estão instalados na estrutura e nas edificações, para que possamos verificar quais são as técnicas e materiais mais adequados para sanar os problemas, controlar e mitigá-los”, explica. 

Crédito: José Alves Filho

Durante dois anos e meio, Enio Pazini foi responsável pela avaliação do estado das estruturas de concreto do Estádio Maracanã e os procedimentos de recuperação do local. Além disso, o engenheiro também trabalhou em grandes estádios, como o Beira Rio e Arena Corinthians, quando caiu um segmento metálico sobre a estrutura de concreto e várias outras edificações no Brasil e no exterior. 

“O trabalho com técnicas destrutivas e não destrutivas é por meio de uma metodologia de aplicação e avaliação de resultados, através de critérios normalizados internacionalmente, verificando  o estado de conservação das estruturas e diagnosticando os problemas. A partir disso, são feitos procedimentos para reabilitar os danos”, disse Pazini.

O engenheiro civil e professor Matheus Leoni veio, pela primeira vez, a Teresina para palestrar sobre termografia, uma das ferramentas de diagnóstico que abrangem inúmeros aspectos das construções na avaliação de pequenas e grandes falhas. O engenheiro ressalta a importância da Engenharia Diagnóstica

“A  Engenharia Diagnóstica atua de forma fundamental nesse quesito. Com relação à patologia das fachadas, por exemplo. Eu apresento todo o planejamento de como vou fazer aquilo e ter o controle da especificação adequada de todos os materiais que vão estar ali envoltos naquele projeto", expressa o professor. 

Seminário

Enio Pazini e Matheus Leoni estão participando da primeira edição do Seminário de Patologia das Construções do Piauí (SEMPAT/PI 2019), realizado pela delegacia estadual do Piauí da Associação Brasileira de Patologia das Construções – ALCONPAT Brasil.

A edição promove um encontro com maiores profissionais da Engenharia Diagnóstica do Brasil, com o objetivo de expandir o conhecimento das técnicas mais modernas para diagnóstico, controle e reabilitação de estruturas de concreto que envolvem a patologia nas construções civis.

O evento continua até o dia 09 de agosto e se destina a profissionais e acadêmicos das áreas de Engenharia, Arquitetura e Construção de Edifícios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES