Semana da Consciência Negra debate os 130 anos da abolição

O evento acontece no período de 20 a 23 de novembro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, o Núcleo Estudos e Pesquisas Afro (NEPA) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e também o Fórum de Promoção da Igualdade Racial, vai organizar a discussão do tema “Olhares Contemporâneos sobre o Racismo Estrutural: 130 anos de abolição ?”. O evento acontecerá nos dias 20 à 23 de novembro, no campus Dra. Josefina Demes, em Floriano.

A V Semana da Consciência Negra tem como principal objetivo discutir olhares plurais do racismo estrutural na conjuntura que vivemos. Além de abordar o “por quê” que esse racismo persiste com vivacidade nas instituições do país ainda 130 anos depois da abolição.

O encontro contará com mesas redondas, palestras e atividades culturais como dança africana e indígena, capoeira, maculelê, reggae, entre outras práticas remetidas à matriz africana. O primeiro dia contará com a conferência de abertura com Túlio Henrique Ferreira, Prof. Dr. em História.

A programação da semana seguirá com mesas redondas com os temas:

  • 20/11: Relatos de pessoas das religiões de origem africana (Candomblé e Umbanda), ministrada pelo professor Cássio Santos e representantes das religiões.
  • 21/11: Apresentação de trabalhos por alunos e ex-alunos com temas relacionados aos 130 anos de abolição e os olhares diversos sobre isso.
  • 22/10: Mesa redonda com o tema: “A Mulher negra no Brasil Contemporâneo”, ministrada pelas professoras Alma Patrícia e Flávia Regina e a coordenadora de Secretaria de Cultura em Floriano, Lineuza Ramos.
  • 23/10: Conferência de encerramento com o professor Solimar Oliveira.

Além dessas atividades, no decorrer de todos os dias ocorrerão um curso de Contação de Histórias a partir da literatura africana, e, também, oficinas que terão como tema Corpo da Negra e do Negro na Sociedade e Brincadeiras de Mau Gosto de cunho racista.

Para o professor Robison Pereira , um dos organizadores do evento, é um momento de uma profunda reflexão e reunião para que possamos tratar as estratégias de luta contemporânea e também no futuro. “A V Semana da Consciência Negra vai nos fazer discutir acerca desse racismo presente que perpassa por todas as instituições atualmente. É espantoso que depois de 130 anos de abolição da escravatura ainda vivamos o racismo. Ele não é escancarado, mas vem de forma disfarçada e deve ser combatido, e este evento vem em prol de gerar visibilidade às lutas e resistências negro atualmente”, pontua.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas dos dias 31/10 até 19/11, no campus Josefina Demes, local que ocorrerá o evento.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES