Semana de trabalho de quatro dias começa hoje em Portugal

A maioria das empresas envolvidas está nos setores de informática e consultoria, enquanto as demais são da indústria, comércio, construção, saúde, apoio social e educação.

Turistas passeiam perto da Torre de Belém, em Portugal | Carlos Costa/AFP/28-5-2022
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (05), em Portugal, começa o projeto-piloto da semana de trabalho de quatro dias. O governo lançou essa iniciativa que abrangerá cerca de 40 empresas privadas e envolverá mil colaboradores. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, fez o anúncio no Parlamento.

Algumas empresas já haviam iniciado esse processo em uma primeira fase, mas 55 delas decidiram não avançar para a segunda fase devido às incertezas econômicas globais. A previsão inicial era que 20 mil funcionários participassem. A maioria das empresas envolvidas está nos setores de informática e consultoria, enquanto as demais são da indústria, comércio, construção, saúde, apoio social e educação.

A experiência de redução da carga horária semanal sem diminuição salarial será avaliada até a última semana de novembro. As empresas que participarem voluntariamente, de forma reversível, serão monitoradas antes, durante e após o teste. Serão comparados indicadores de produtividade, custos, saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Análises corporativas indicam que os trabalhadores nas empresas em Portugal estão sofrendo de estresse. Equipes reduzidas e salários corroídos pela inflação têm aumentado o nível de exaustão nos escritórios. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirma que Portugal é o terceiro país com a maior carga horária semanal.

Apesar de muitos trabalhadores cumprirem uma carga horária superior a oito horas por semana, isso não tem garantido uma maior produtividade ou competitividade para as empresas. Durante o balanço da primeira fase, o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, ressaltou a importância desse projeto para tornar as empresas portuguesas mais atraentes.

"Portugal precisa ser capaz de atrair talentos nacionais e estrangeiros, e isso também passa por proporcionar boas condições de trabalho", disse Fontes.

Embora a semana de quatro dias seja associada, de maneira óbvia, à ideia de "sexta-feira livre", ela envolverá folgas rotativas ou em dias específicos. Cada empresa será responsável por organizar a semana reduzida de acordo com as necessidades de trabalho, considerando o setor, o atendimento ao público e outras questões trabalhistas.

A semana de quatro dias é, acima de tudo, uma ideia que visa eliminar o desperdício de tempo em tarefas ou reuniões improdutivas, sem reduzir a qualidade do trabalho ou do serviço. O apoio financeiro global do governo para despesas e encargos será de €350 mil (cerca de R$1,8 milhão), e ficará sob a responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES