mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Semana do Paciente no HUP promove segurança no cuidado assistencial

O objetivo foi envolver o paciente e os familiares na segurança dos assistidos pelos profissionais de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora, em abril deste ano, seis anos de implantação das Metas de Segurança do Paciente. Em alusão ao período, na primeira semana de abril, o Hospital Unimed Primavera realizou a Semana de Segurança do Paciente. O objetivo foi envolver o paciente e os familiares na segurança dos assistidos pelos profissionais de saúde.

Semana do Paciente no HUP promove segurança no cuidado assistencial - Imagem 1

O Núcleo de Qualidade e Educação Permanente (NQEP) do HUP, promove, periodicamente, a capacitação dos colaboradores de acordo com as metas da OMS, que são: identificação do paciente, comunicação efetiva, prescrição e administração segura, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesões por pressão.

O programa contempla cursos e palestras presenciais que mobilizam todos os setores em todos os turnos do HUP.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, foram realizados os treinamentos de identificação correta do paciente, segurança cirúrgica, higienização correta das mãos e adesão ao Protocolo de Prevenção de Quedas e Lesão por Pressão, além do treinamento de segregação de resíduos.

Nos meses de março e abril, a atenção está voltada para a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Ao final da abordagem das metas, foi realizada a Semana de Segurança do Paciente, que contou com palestras, workshops e distribuição de material informativo sobre esses temas.

Alessandra Oliveira, enfermeira do NQEP, explica que o trabalho foi centrado na sensibilização dos pacientes e acompanhantes quanto a importância do cuidado seguro. “O paciente e o acompanhante podem colaborar com a cultura de segurança, por exemplo, perguntando ao profissional se ele higienizou as mãos antes de qualquer procedimento de cuidado com ele”, destaca.

Além das orientações nos setores, foram distribuídos folders educativos sobre como todos podem participar dos cuidados assistenciais de forma mais segura.

Semana do Paciente no HUP promove segurança no cuidado assistencial - Imagem 2

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail