Semar atua no combate a incêndios na cidade de Buriti dos Montes/PI

Voluntários atuaram juntamente com a Semar e o Corpo de Bombeiros nos locais de maior risco

Semar atua no combate a incêndios na cidade de Buriti dos Montes/PI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o Corpo de Bombeiros do Piauí uniram esforços para conter a intensidade de incêndios florestais no município de Buriti dos Montes, que fica a 249 km de Teresina. A ação foi realizada de 19 a 21 de agosto, quando moradores identificaram o incêndio florestal e informaram a ocorrência.

Voluntários atuaram juntamente com a Semar e o CBMEPI no combate ao incêndio em locais de maior risco para as comunidades rurais.

“A secretaria vem utilizando a tecnologia a seu favor em eventos dessa natureza, visando melhorar a eficiência dos trabalhos em ações de combate por meio do uso de drones, que permite observar as frentes de fogo e planejar a primeira ação, que se dá em pontos críticos e de maior risco para os residentes das comunidades”, afirma Carlos Eduardo, Coordenador de Prevenção e controle dos incêndios florestais.

Voluntários atuaram juntamente com a Semar e o CBMEPI no combate ao incêndio em locais de maior risco - Foto: Ascom

As ações de combate fazem parte do planejamento da secretaria que, além destas, também constam nas diretrizes elaboradas e executadas pela Coordenação de Prevenção, Controle e Combate aos incêndios florestais do órgão”, enfatiza a Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro.

PARCERIAS

A secretaria está ampliando as suas parcerias, que nesse contexto dos incêndios florestais são de enorme valor, sobretudo as firmadas com os municípios, pois são eles que sofrem diretamente a ação das queimadas e são os maiores interessados na proteção do meio ambiente, das pessoas e dos patrimônios.

Para colaborar com os municípios, o Estado do Piauí, através da SEMAR vem apoiando ações de prevenção e de combate em alguns municípios tidos como críticos, considerados a partir de análises do histórico de ocorrências de incêndios florestais. São propostos Acordos de Cooperação Técnica, onde cada um dos entes assume formalmente as suas responsabilidades e possibilidades de colaboração mútuas.

REALIZAÇÃO DE QUEIMAS CONTROLADAS

Juntamente com o período crítico, iniciou-se também a temporada de incêndios florestais, cujas causas no estado são provocadas, principalmente, pela ação do homem.

A recomendação para a população em geral é a de cautela quando da realização de queimadas - Foto: Ascom

A Secretaria do Meio Ambiente alerta que a realização de queimadas deve ser feita de forma controlada e com autorização da secretaria.

“A Semar investiu para facilitar a emissão das Autorizações de Queimas Controladas e a partir deste mês de agosto, todas as informações e documentos necessários às solicitações e para a emissão das Autorizações de Queimas Controladas poderão ser feitas através do SIGA, que um o novo sistema de gestão ambiental operado pela secretaria”, reforça Sádia Castro.

No que diz respeito aos incêndios florestais para este período, a recomendação para a população em geral é a de cautela quando da realização de queimadas. Elas devem ser feitas somente depois de adotadas as medidas de prevenção de incêndios florestais, como: a confecção de aceiros, queima em horário mais frio do dia, observando o vento e acompanhar a queima até que sejam minimizados todos os riscos de ocorrer o incêndio florestal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES