mais

Semar atua no combate a incêndios na cidade de Buriti dos Montes/PI

Voluntários atuaram juntamente com a Semar e o Corpo de Bombeiros nos locais de maior risco

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o Corpo de Bombeiros do Piauí uniram esforços para conter a intensidade de incêndios florestais no município de Buriti dos Montes, que fica a 249 km de Teresina. A ação foi realizada de 19 a 21 de agosto, quando moradores identificaram o incêndio florestal e informaram a ocorrência.

Voluntários atuaram juntamente com a Semar e o CBMEPI no combate ao incêndio em locais de maior risco para as comunidades rurais.

“A secretaria vem utilizando a tecnologia a seu favor em eventos dessa natureza, visando melhorar a eficiência dos trabalhos em ações de combate por meio do uso de drones, que permite observar as frentes de fogo e planejar a primeira ação, que se dá em pontos críticos e de maior risco para os residentes das comunidades”, afirma Carlos Eduardo, Coordenador de Prevenção e controle dos incêndios florestais.

Voluntários atuaram juntamente com a Semar e o CBMEPI no combate ao incêndio em locais de maior risco - Foto: AscomVoluntários atuaram juntamente com a Semar e o CBMEPI no combate ao incêndio em locais de maior risco - Foto: Ascom

As ações de combate fazem parte do planejamento da secretaria que, além destas, também constam nas diretrizes elaboradas e executadas pela Coordenação de Prevenção, Controle e Combate aos incêndios florestais do órgão”, enfatiza a Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro.

PARCERIAS

A secretaria está ampliando as suas parcerias, que nesse contexto dos incêndios florestais são de enorme valor, sobretudo as firmadas com os municípios, pois são eles que sofrem diretamente a ação das queimadas e são os maiores interessados na proteção do meio ambiente, das pessoas e dos patrimônios.

Para colaborar com os municípios, o Estado do Piauí, através da SEMAR vem apoiando ações de prevenção e de combate em alguns municípios tidos como críticos, considerados a partir de análises do histórico de ocorrências de incêndios florestais. São propostos Acordos de Cooperação Técnica, onde cada um dos entes assume formalmente as suas responsabilidades e possibilidades de colaboração mútuas.

REALIZAÇÃO DE QUEIMAS CONTROLADAS

Juntamente com o período crítico, iniciou-se também a temporada de incêndios florestais, cujas causas no estado são provocadas, principalmente, pela ação do homem.

A recomendação para a população em geral é a de cautela quando da realização de queimadas - Foto: AscomA recomendação para a população em geral é a de cautela quando da realização de queimadas - Foto: Ascom

A Secretaria do Meio Ambiente alerta que a realização de queimadas deve ser feita de forma controlada e com autorização da secretaria.

“A Semar investiu para facilitar a emissão das Autorizações de Queimas Controladas e a partir deste mês de agosto, todas as informações e documentos necessários às solicitações e para a emissão das Autorizações de Queimas Controladas poderão ser feitas através do SIGA, que um o novo sistema de gestão ambiental operado pela secretaria”, reforça Sádia Castro.

No que diz respeito aos incêndios florestais para este período, a recomendação para a população em geral é a de cautela quando da realização de queimadas. Elas devem ser feitas somente depois de adotadas as medidas de prevenção de incêndios florestais, como: a confecção de aceiros, queima em horário mais frio do dia, observando o vento e acompanhar a queima até que sejam minimizados todos os riscos de ocorrer o incêndio florestal.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail