Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Semar divulga lista de municípios contemplados com ICMS Ecológico

Sete municípios foram contemplados com o Selo Ambiental

Compartilhe
Google Whatsapp

Preservar o Meio Ambiente, suas unidades de conservação, adotando restrições para o uso e desenvolvimento de atividades que possam agredir a natureza e, assim, comprometer o bem-estar da sociedade; desenvolver ações de educação ambiental e adotar uma destinação correta dos resíduos sólidos. Tudo isso, pode garantir ao município a possibilidade de ser compensado, com o ICMS Ecológico. Este mecanismo tributário possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), fecha o ano de 2017 divulgando os sete municípios piauienses que foram contemplados com o Selo Ambiental, obedecendo os preceitos da Lei 5.813 de 03 de dezembro de 2008 e das alterações conforme a Lei Estadual 6581 de 23 de dezembro de 2014 e do Decreto nº 14.861, de 15 de junho de 2012 e conforme alterações do Decreto ڡ 16.445 de 26 de fevereiro de 2016. São eles: Teresina; Altos; Campo Maior; Oeiras; Piripiri; Corrente e Água Branca.

Pelos padrões e atendimento as exigências, analisadas minuciosamente, pelos auditores fiscais ambientais da Semar, a cidade de Teresina, obteve a maior pontuação com 212 pontos, seguida por Altos (178); Campo Maior (136); Oeiras (125); Água Branca (111); Corrente (101) e Piripiri (84).

"Este ano, os municípios acima, preencheram requisitos que garantem o direito ao recebimento do ICMS Ecológico, imposto que beneficia cidades que se destacam na proteção ao meio ambiente. O comprometimento com o Meio Ambiente, nos deixa mais firmes para continuar o trabalho de conscientização ambiental no Piauí. Todos os municípios podem ser contemplados. Para isso, basta cumprir as exigências estipuladas em lei e em decreto publicado pelo Governo do Estado”, explica o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho.

Teresina, com uma população estimada em 2017, de quase 900 mil habitantes, alcançou o Selo A com o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; e os padrões B em Educação Ambiental; e D com a Redução do risco de queimadas e Conservação de recursos ambientais. As cidades de Altos e Campo Maior também adquiriram o Selo A, com desenvolvimento de ações de Educação Ambiente e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Já o município de Oeiras, alcançou o Selo B e os municípios de Piripiri, Corrente e Água Branca, obtiveram o Selo C. (Veja a tabela abaixo).

O auditor fiscal ambiental que coordenou os trabalhos de analise das 28 adesões de prefeituras piauienses, Daniel Guimarães, explica que o ICMS Ecológico nasceu como uma forma de compensar os municípios pela restrição de uso do solo em locais protegidos (unidades de conservação e outras áreas de preservação específicas), uma vez que algumas atividades econômicas são restritas ou mesmo proibidas em determinados locais a fim de garantir sua preservação. “Hoje, percebemos que os municípios estão mais preocupados com a criação de mais áreas protegidas e a melhorar a qualidade das áreas já protegidas com o intuito de aumentar a arrecadação. Isso, nos garante uma melhor qualidade de vida e preservação de nossas riquezas naturais”, enfatiza.

Municípios que preservam suas áreas verdes e conservam sua biodiversidade ganham uma pontuação maior nos critérios de repasse e recebem recursos financeiros a título de compensação pelas áreas destinadas à conservação, e, ao mesmo tempo, um incentivo para a manutenção e criação de novas áreas para a conservação da biodiversidade.

Em 2016, dos 224 municípios piauienses, apenas nove pleitearam o Selo Ambiental: Teresina, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Corrente, Bom Jesus, União, Fronteiras e Ribeiro Gonçalves. Nas ações do ano de 2014 (prêmio de ICMS para o exercício de 2016), os municípios classificados foram Teresina, Campo Maior e Picos. Nas ações do ano de 2015 (prêmio de ICMS para o exercício de 2016), os municípios classificados foram Teresina e Campo Maior.

CERTIFICAÇÃO FINAL

 

CATEGORIA

MUNICÍPIO

PADRÕES ADQUIRIDOS

PONTUAÇÃO

SELO A

TERESINA

A. Gerenciamento de Resíduos Sólidos; B. Educação Ambiental; D. Redução do risco de queimadas e Conservação de recursos ambientais; E. Proteção de Mananciais de Abastecimento Público; F. Identificação de Fontes de Poluição; G. Edificações Irregulares; I. Política Municipal de Meio Ambiente

212 pontos

ALTOS

A. Gerenciamento de Resíduos Sólidos; B. Educação Ambiental; D. Redução do risco de queimadas e Conservação de recursos ambientais; F. Identificação de Fontes de Poluição; G. Edificações Irregulares; I. Política Municipal de Meio Ambiente

178 pontos

CAMPO MAIOR

A. Gerenciamento de Resíduos Sólidos; B. Educação Ambiental; E. Proteção de Manancial de Abastecimento Público; F. Identificação de Fontes de Poluição; G. Edificações Irregulares; I. Política Municipal de Meio Ambiente

136 pontos

SELO B

OEIRAS

A. Gerenciamento de Resíduos Sólidos; B. Educação Ambiental

C. Recuperação de Áreas Degradadas; G. Edificações Irregulares; I. Política Municipal de Meio Ambiente

125 pontos

SELO C

PIRIPIRI

B. Educação Ambiental

G. Edificações Irregulares

I. Política Municipal de Meio Ambiente

84 pontos

CORRENTE

C. Recuperação de Áreas Degradadas; G. Edificações Irregulares; I. Política Municipal de Meio Ambiente

101 pontos

ÁGUA BRANCA

E. Proteção de Mananciais de Abastecimento Público

G. Edificações Irregulares

I. Política Municipal de Meio Ambiente

111 pontos



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto