Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Semar diz não identificou animais mortos em decorrência do óleo no PI

Até o momento, Piauí não têm registro de animais mortos em decorrência de óleo

Compartilhe
Google Whatsapp

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), informa que não foram identificados no litoral piauiense animais mortos em decorrência do óleo que vêm atingindo o todo o litoral do nordeste. Além disso, garante que a região segue disponível para banhistas.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, “não há indicativos de interdição de nenhuma praia do litoral piauiense, mas o monitoramento continua". "Se a população encontrar qualquer vestígio de óleo, reforçamos que não deve tocar ou manipular esse material, é preciso manter cuidado. O ideal a se fazer é entrar imediatamente em contato com a Semar”, esclarece.

Sobre o aparecimento de animais mortos por contaminação em decorrência do óleo, a auditora fiscal ambiental, Waneska Vasconcelos, esclarece que o Piauí ainda não tem registro de nenhum caso. “A população têm difundido muitas notícias que não condizem com a verdade. O Piauí ainda não tem registro de animais mortos pela contaminação por óleo. Temos sim registros de animais encontrados mortos nas praias, por encalhe, por contaminação por plásticos, mas nenhum ocasionado pelas manchas de óleo", reforça.

Na tarde desta segunda (14/10) a Semar, através do Núcleo de Emergências Ambientais, estabeleceu um plano de ação em conjunto com os municípios atingidos por mancha de óleos. Equipes das secretarias municipais de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba receberão treinamento e equipamentos específicos para a coleta do material contaminado pelo óleo. Todo o material será acondicionado em tambores, que serão mantidos em local seguro.

"Nossa preocupação é retirar esse material da praia, longe dos banhistas e do meio ambiente. Ele será acondicionado em local seguro", destacou o gerente de fiscalização ambiental da Semar, Renato Nogueira. E acrescenta: “A Semar vai continuar monitorando todo o litoral do estado, além de capacitar os municípios atingidos”.

 Nota de esclarecimento

          A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), à respeito de informações falsas que vêm circulando em redes sociais e aplicativos de conversa, esclarece que não foram identificados no litoral piauiense animais mortos em decorrência do óleo que vêm atingindo o todo o litoral do nordeste. As imagens veiculadas são de animais que morreram em decorrência de outras causas.

A Semar, enquanto órgão responsável pela balneabilidade no litoral do Piauí, reforça que até o momento não existe qualquer indicativo de interdição de praias por causa do derramamento de petróleo. Foram encontradas ocorrências pontuais, ou seja, pequenas manchas, entre os dias 27 e 30 de setembro, nas praias Coqueiro, Peito de Moça, Arrombado, Cajueiro da Praia, Pedra do Sal e Atalaia. Sendo assim, reiteramos que a veiculação de uma suposta lista de praias que estariam sendo interditadas pelo Ibama no litoral piauiense é falsa.

A Semar, em parceria, com as Prefeituras Municipais, Ibama, ICMBio e Capitania dos Portos segue monitorando diariamente, todo o litoral. Também disponibiliza número de contato direto da Fiscalização Ambiental (86 99427- 7462), caso haja ocorrência de novas manchas.


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto