Semar faz trabalho preventivo de combate aos incêndios em regiões do estado

Foram estabelecidas diretrizes para atuação em ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais

Semar faz trabalho preventivo de combate aos incêndios em regiões do estado | IBAMA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Coordenação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, vem desenvolvendo uma série de ações nos municípios para o enfrentamento de incêndios florestais e para o controle das queimadas, sobretudo, na região dos cerrados, região mais afetada pelos incêndios.

Foram estabelecidas diretrizes para atuação em ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, que são desenvolvidas por meio de um plano de ação anual elaborado pela Coordenação de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais da Semar-Piauí.

Foram estabelecidas diretrizes para atuação em ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais - Foto: IBAMA

Essas diretrizes envolvem o planejamento, execução, monitoramento e controle, fiscalização ambiental, combate aos incêndios florestais, elaboração e revisão de plano de ação.

Para a identificação dos municípios onde há maior incidência de incêndios no Estado, foram tomados dados do período compreendido entre os anos de 2016 a 2020, relativos aos focos de calor disponibilizados pelos satélites de referência do INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Nesse momento, foi feito um acompanhamento de 30 municípios com maior média anual das incidências de focos de calor na sua área, levando-se em consideração a distribuição geográfica nas microrregiões do estado. Os municípios com maior média de incêndios são Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Floriano e Pimenteiras.

Relação direta com ações tradicionais da população

No estado, 100% dos incêndios tem relação direta com as ações tradicionais da população, como a queima do lixo e às atividade econômicas como a extração do mel e queima do terreno pelo pequeno agricultor.

O trabalho feito pela Semar conta com a participação de órgãos públicos federais (PREVFOGO/IBAMA, ICMBIO), órgãos estaduais (CBMEPI, PMPI, etc.), órgãos municipais (SEMAM, SEMAG, etc.) e instituições não governamentais como sindicatos rurais e suas representações (FETAG), associações de Bombeiros Civis e de voluntários.

GRAFICO DE REGISTROS DE INCIDENCIAS DE FOCOS DE CALOR PARA 30 MUNICIPIOS COM MAIOR MEDIA ANUAL ENTRE 2016

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

“Atualmente os municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Redenção do Gurguéia e Barras possuem brigadistas capacitados pela Semar para fazerem o trabalho de prevenção e combate aos incêndios. Nos últimos três anos a Semar capacitou mais de 150 pessoas. Em 2021, a previsão é de formação de mais de 120 pessoas entre os brigadistas e bombeiros civis com representação no Estado”, destaca Sádia Castro, Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado.

“A Semar trata especificamente da formação de brigadistas de combate aos incêndios florestais, sendo que para a formação de brigadas, a secretaria realiza mediante a formalização de Acordo de Cooperação Técnica, onde estão dispostas as responsabilidades dos partícipes,” pontua Carlos Eduardo da Silva, Coordenador de Prevenção, Controle e Combate aso Incêndios Florestais da Semar.

Em 2021, a partir do lançamento do SIGA, que é um sistema integrado de gestão ambiental da Semar- PI, os municípios parceiros estão sendo visitados para que os mesmos, conforme consta em ACT (Acordo de Cooperação Técnica), colaborem com as solicitações de AQC, recebendo e inserindo no sistema as solicitações.

Med focos_mun 5 anos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES