Semar pede abertura de inquérito para apurar morte de onça do Zoobotânico

O animal foi encaminhado para necropsia na Universidade Federal do Piauí (UFPI), para identificar a causar do óbito. O laudo deve sair nesta semana.

´´ | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) se posicionou na manhã deste domingo (05), acerca da morte da onça-parda que fugiu de um recinto dentro Bioparque Zoobotânico de Teresina, após sua captura na noite de ontem. 

Em nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais, a pasta estadual lamentou a morte do animal e informou que solicitou a abertura de inquérito policial junto à Policia Civil para apurar as causas da morte do felino, que foi encaminhado para necropsia na Universidade Federal do Piauí (UFPI), para identificar a causar do óbito. O laudo deve sair nesta semana.

"A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informa que solicitou abertura de inquérito policial junto à Polícia Civil para apurar as causas da morte da onça Suçuarana, que veio a óbito na madrugada deste domingo após operação de captura. Lamentamos o ocorrido e reafirmamos o compromisso na apuração dos fatos e na defesa e proteção dos animais", diz trecho da nota. 

Semar pede abertura de inquérito parar apurar morte de onça do Zoobotânico (Foto: Divulgaççao)

A onça havia fugido da noite de quinta para sexta (03), devido o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos. O felino foi capturado após ter pulado o muro do bioparque nas proximidades do Terminal Rodoviário do Zoobotânico.

As atividades de visitação ao bioparque foram suspensas diante do trabalho de captura interna. De acordo com a administração do Zoobotânico, todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la foram realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais. 

Leia Mais

Também em nota, o Zoobotânico de Teresina explicou que após o seu regaste com vida, o felino foi levado para um recinto, continuando o seu monitoramento pela equipe de veterinários e biólogos, que constataram algum tempo depois que o mesmo não estava bem, iniciando os procedimentos médicos-veterinários, que ‘infelizmente não impediram o seu óbito, por motivos que ainda estão sendo analisados através da necropsia’.

“Importante todos saberem que a situação sempre esteve sob controle do Batalhão da Polícia ambiental e da equipe do bioparque, composta por veterinários, biólogos e tratadores, que em nenhum momento perderam de vista o animal e o monitoraram sem que houvesse qualquer risco para a sociedade, desde o momento da sua fuga até o seu resgate. O objetivo principal sempre foi o de garantir a segurança da população e, ao mesmo tempo resgatá-lo com vida, o que foi plenamente alcançado, uma vez que "menino"foi resgatado da forma mais adequada para a sua sobrevivência”, diz o bioparque. 

Zoobotânico diz que onça foi resgatada com vida e que a situação 'sempre esteve sob controle' (Foto: Divulgação)

O Batalhão de Policiamento Ambiental, explicou que a onça conseguiu pular o muro do bioparque e foi visto por populares, que avisaram os policiais. Diante disso, com uso de dardos tranquilizantes e uma rede, o animal foi capturado nas proximidades do Terminal do Zoobotânico, que ainda contou com ajuda de populares.

Semar pede abertura de inquérito parar apurar morte de onça do Zoobotânico (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES