Semar prevê mais chuvas no mês de março em Teresina

Se as previsões se confirmarem, o mês ficará dentro da média.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O teresinense pode esperar por mais chuvas em março. O volume de água que cairá sobre a capital piauiense tende a ser semelhante ao observado em fevereiro, onde foram registrados 335 mm de chuva, resultado superior aos 245 mm que foram inicialmente previstos para o segundo mês do ano. As informações são da gerente de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sônia Feitosa.

“Se as previsões se confirmarem, março ficará dentro da média, que é de 301,5 mm de precipitação pluviométrica em Teresina. Essas chuvas devem ocorrer principalmente na primeira quinzena, como já pôde ser observado nos primeiros dias do mês, onde já registramos 87,2 mm de chuva: 50,2 mm no dia 1º e 35 mm no dia dois. Até o dia sete, teremos grandes volumes, que diminuem de forma gradativa até o dia 11 e, a partir daí, se intensificam novamente”, afirma a meteorologista.

O que explica a ocorrência de fortes chuvas em Teresina é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), zona de encontro dos ventos que vêm do Nordeste e Sudeste e formam nuvens carregadas. Além da capital, o Norte do estado tende a ter grandes acumulados de água por todo o mês de março, o que não se verifica no Sul, onde a tendência é que as chuvas diminuam.

No Piauí, a média anual é de 1.036,0 mm de chuva, assim distribuída: Na região central a média é de 1.050,0 mm anuais; No Norte, é de 1.321,7 mm; E na região Sul, a média anual é de 736,3 mm de chuva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES