Semar prevê mais chuvas no mês de março em Teresina

Se as previsões se confirmarem, o mês ficará dentro da média.

O teresinense pode esperar por mais chuvas em março. O volume de água que cairá sobre a capital piauiense tende a ser semelhante ao observado em fevereiro, onde foram registrados 335 mm de chuva, resultado superior aos 245 mm que foram inicialmente previstos para o segundo mês do ano. As informações são da gerente de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sônia Feitosa.

“Se as previsões se confirmarem, março ficará dentro da média, que é de 301,5 mm de precipitação pluviométrica em Teresina. Essas chuvas devem ocorrer principalmente na primeira quinzena, como já pôde ser observado nos primeiros dias do mês, onde já registramos 87,2 mm de chuva: 50,2 mm no dia 1º e 35 mm no dia dois. Até o dia sete, teremos grandes volumes, que diminuem de forma gradativa até o dia 11 e, a partir daí, se intensificam novamente”, afirma a meteorologista.

Chuvas devem se manter na média histórica em março (Crédito: Efrém Ribeiro)
Chuvas devem se manter na média histórica em março (Crédito: Efrém Ribeiro)

O que explica a ocorrência de fortes chuvas em Teresina é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), zona de encontro dos ventos que vêm do Nordeste e Sudeste e formam nuvens carregadas. Além da capital, o Norte do estado tende a ter grandes acumulados de água por todo o mês de março, o que não se verifica no Sul, onde a tendência é que as chuvas diminuam.

No Piauí, a média anual é de 1.036,0 mm de chuva, assim distribuída: Na região central a média é de 1.050,0 mm anuais; No Norte, é de 1.321,7 mm; E na região Sul, a média anual é de 736,3 mm de chuva.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com