Semar promove debate sobre o controle das queimadas no b-r-o-bró

Há uma intensificação do trabalho de fiscalização nesse período, mas precisamos de uma conscientização da população

Semar promove debate sobre o controle das queimadas no b-r-o-bró | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O início do período de temperaturas mais altas no Piauí aumenta o número de focos de calor, de queimadas e incêndios. Nesse contexto, também cresce a preocupação dos órgãos ambientais com a preservação dos recursos naturais. Para debater o tema, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) realizou o webinar “Queimadas 2021” com representantes de várias entidades.

Participaram do evento, o Corpo de Bombeiros por meio do coronel José Rego e do coronel Sérgio Melo; o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), com o major Fredson Abreu; o Ministério Público do Piauí, com a promotora Áurea Emília Madruga; a Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM), com o presidente Paulo César Morais; e Genival Araújo, representante da Federação de Trabalhadores da Agricultura (Fetag). Da Semar, participaram a secretária Sádia Castro e o auditor fiscal ambiental Carlos Eduardo da Silva.

A secretária Sádia Castro relatou que a Semar realiza trabalho sistematizado durante o ano, mas durante o b-r-o-bró, período de maior calor no Piauí, a fiscalização é intensificada como forma de prevenção. As queimadas são resultados da ação humana com práticas tradicionais, como queima do lixo, uso do fogo para limpar terrenos, fazer pastos e fogueira durante caça ilegal a animais silvestres.

Há uma intensificação do trabalho de fiscalização nesse período, mas precisamos de uma conscientização da população - Foto: Ascom

Além disso, a gestora lembra que este foi o ano em que a Semar mais treinou brigadas e voluntários, triplicando esse trabalho. “Temos um corpo técnico de qualidade, eficiente, mas pequeno para o tamanho da nossa extensão territorial, por isso a importância de que trabalhemos em parceria para proteger o Piauí das queimadas. Estamos trabalhando com a educação ambiental para a mudança de hábitos tradicionais. Despertando a consciência de cidadania através do cuidado com a natureza”, pontua.

Semar trabalha o ano inteiro contra as queimadas

O auditor fiscal ambiental Carlos Eduardo da Silva completou que, além do treinamento, as brigadas são equipadas. “É importante que a contratação de brigadistas seja respaldada por uma legislação ambiental municipal. As brigadas são voluntárias, mas precisam ser equipadas e receber treinamento em incêndio florestal”, destaca.

A Semar tem um plano de ação contra incêndios florestais que vêm sendo colocado em prática desde o início do ano. Primeiro, são definidos os municípios mais críticos, observando o histórico de queimadas e em seguida as equipes trabalham em parceria com o Corpo de Bombeiros e os brigadistas para amenizar a situação.

No primeiro semestre do ano, segundo pontua Carlos Eduardo da Silva, há o planejamento baseado nos registros de focos de calor, que são monitorados rotineiramente. “No segundo semestre, temos a fiscalização. Ela é realizada preventivamente e é repressiva quando se observa displicência, descuido ou negligência da legislação”, acrescenta o auditor.

Caoma promove educação ambiental

A promotora Áurea Madruga, do Ministério Público do Piauí, coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma). Ela apresentou a Cartilha Educativa sobre Queimadas e Incêndios Florestais direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental e aos membros do Ministério Público.

A promotora falou sobre ações que o MPPI desenvolve com relação às queimadas, como o Projeto Corta Fogo, que inclui a formação de comissões interdisciplinares, que, na zona urbana, conscientizam os proprietários de imóveis sobre a proibição de uso do fogo para fins de “limpeza”. Na zona rural, o foco é a capacitação de agricultores para a realização da queima controlada, método permitido por lei, mas que depende da obtenção das licenças ambientais cabíveis.

Bombeiros: “Precisamos unificar ações em nível municipal, estadual e federal”

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Rego, também destacou a importância dos brigadistas para o combate ao incêndio, tendo em vista que a equipe do Corpo de Bombeiros é reduzida para atender todo o Piauí.

Por sua vez, o coronel Sérgio Melo destacou a importância do Prevfogo para unificar as ações com os bombeiros para treinamento de brigadistas municipais. “Incêndios florestais requerem formação obrigatória, capacidade de manusear equipamentos de maneira adequada e conhecimento da área em que vão atuar”, salienta o militar.

O major Fredson Alves de Abreu, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), explicou que a unidade trabalha em ações preventivas junto à população. “A maioria das ocorrências em Teresina é de fogo em terrenos baldios ou queima de lixo, com muita emissão de fumaça. Nestas situações, as equipes são solicitadas por meio de denúncias. O proprietário do imóvel é alertado para os riscos e as penalidades de se utilizar fogo. Além disso, orientamos sobre o descarte adequado de resíduos”, explicou o militar, destacando ainda o trabalho de patrulhamento rural, que visa à prevenção de incêndios ambientais.

Fetag sugere aplicativo para facilitar denúncias e monitoramento

Por sua vez, Genival Araújo explicou que a Fetag é um órgão articulador que acompanha as políticas públicas. Segundo ele, o órgão tem muita capilaridade e é atuante no controle social, por participar de vários conselhos e fóruns em diferentes áreas que envolvem os agricultores.

A Fetag se comprometeu, ainda, em somar forças para reativação do Projeto Linha Verde, uma ferramenta do Ministério Público para denúncias da população, objetivando a celeridade na apuração de qualquer forma de agressão ao meio ambiente. O representante da Fetag sugeriu, ainda, a criação de um aplicativo de celular para facilitar a realização de denúncias relacionadas às queimadas, que vai facilitar o mapeamento e monitoramento delas.

Regras do ICMS Ecológico precisam ser mudadas, diz APPM

O presidente da APPM constatou que há muito desconhecimento por parte das prefeituras dos municípios, a exemplo da possibilidade de criação de um batalhão ambiental. Além disso, o gestor vê a necessidade dos municípios partirem para a parte mais prática, principalmente no que se refere ao ICMS Ecológico.

“O que se percebe é que muitos municípios já vão atrás de montar a sua brigada para agilizar o ICMS Ecológico, que é um incentivo. Mas é preciso que se fiscalize se estão colocando em prática o que consta nos documentos. A APPM quer colaborar nessa política ambiental. Concordo com a secretária na intenção dela de mudar a legislação para a obtenção do selo ambiental nos municípios”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES