Semar reforça parcerias para implantação do programa Pró-Catador no Piauí

O trabalho da pasta em território piauiense será baseado nas diretrizes fixadas pelo Governo Federal.

Semar reforça parcerias para implantação do programa Pró-Catador no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar-PI) em conjunto com as ações do Governo Federal, está fortalecendo parcerias com cooperativas em prol da preservação ambiental e das atividades e atores importantes para essa pauta.

Na última segunda-feira (13), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, assinou dois decretos que promoverão o protagonismo dos catadores no processo de reciclagem e uma mudança no modelo atual de economia circular e logística reversa do Brasil. As medidas serão impactantes para a atividade dos catadores e para o processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis. 

Semar reforça parcerias para implantação do programa Pró-Catador no Piauí | Foto: Divulgação / SemarNo Piauí, a Semar tem atuado de maneira alinhada às diretrizes fixadas pelo governo federal. A exemplo disso, no último sábado (11) a pasta iniciou a campanha Carnaval Limpo no estado, durante os Corsos Zé Pereira realizados em Teresina e em Canto do Buriti.

O primeiro Decreto, nº 11.414/2023, assinado pelo presidente da república institui o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular, que consiste numa recriação do antigo Programa Pró-Catador, extinto pelo governo anterior. O segundo Decreto, nº 11.413/2023, é focado na atividade de reciclagem e revoga o Recicla+, além de instituir três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem, o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral e o Crédito de Massa Futura.

Na cerimónia de assinatura estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente e Mudança de Clima, Marina Silva, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da Ministra do Meio Ambiente e Mudança de Clima, Marina Silva.

Semar reforça parcerias para implantação do programa Pró-Catador no Piauí | Foto: Ricardo Stuckert/PR Segundo Márcia Alencar, presidente da Cooperativa em Trabalho e Economia Solidária dos Catadores de Materiais Recicláveis (COOPCATA), o retorno do programa e seu reforço no Piauí é um grande avanço pela inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. 

“Promove uma cultura de protagonismo para esses catadores, protagonismo esse que, com a ajuda da Semar, dá mais visibilidade e empregabilidade para melhorar suas rendas e desenvolver territórios”, ressalta. “E tudo isso vai exatamente ao encontro dos interesses da política nacional, esclarecido por meio desse decreto, garantindo mais inclusão, sustentabilidade e geração de renda”, completa Márcia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES