Semcaspi e Wall Ferraz darão capacitação profissional aos venezuelanos

Os três abrigos, juntos, possuem um total de 229 venezuelanos, dentre mulheres, homens e crianças.

Divulgação | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), realizou na manhã deste sábado, (09), visitas aos abrigos, onde estão os migrantes venezuelanos, com o intuito de verificar as atuais condições de vida e as demandas das famílias. Foram visitados os abrigos: CSU no Bairro Mocambinho e Piratinga, no Bairro Poti Velho, ambos localizados na zona Norte da capital.

Na ocasião, foi firmada uma parceria entre a Semcaspi e a Fundação Wall Ferraz para a realização de oficinas de procedimentos estéticos, como cortes de cabelo e manicure.

De acordo com a secretária da Semcaspi, Eliana Lago, dentre as principais demandas das famílias venezuelanas estão: melhorias na estrutura física dos abrigos, acesso às escolas para crianças e adolescentes, e ainda, incentivo aos adultos para trabalhos, como obtenção de renda.

“Estamos fazendo um levantamento das condições destas famílias, buscando diálogo a fim de compreender as reais necessidades, como forma de promover cidadania e dignidade. A ideia é viabilizar meios para que estas pessoas possam melhor viver na nossa capital, tirando elas da ociosidade. Inicialmente, vamos oferecer oficinas de capacitação profissional aos jovens e adultos, para que eles tenham um ofício”, esclareceu a secretária.

Segundo o presidente da Fundação Wall Ferraz, Maycon Silva, a partir desta semana, serão iniciados os processos de mobilização para a instalação das oficinas nos abrigos de famílias venezuelanas.

“Nós identificamos a possibilidade da parceria entre a Fundação e a Semcaspi. E por meio do diálogo que realizamos com as famílias venezuelanas, foi pensado em uma oficina de cortes de cabelo e manicure. Para o momento, a oficina é mais viável de ser praticada e também possibilita um retorno mais rápido e prático”, pontuou o presidente da Fundação.

As famílias venezuelanas, que são indígenas da etnia Warao, chegaram em Teresina no dia 13 de maio de 2019, devido à crise econômica e política na Venezuela. Os três abrigos, juntos, possuem um total de 229 venezuelanos, dentre mulheres, homens e crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES