Semdec participa da elaboração do decreto de fomento à inovação de Teresina

Atores de inovação de Teresina participaram da elaboração de minuta para regularização de ambientes de testes de soluções inovadoras

Iran Felinto | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (07), foi realizado no Espaço Thech (Hub de inovação de Teresina), um workshop colaborativo que contou com a participação dos principais atores de inovação de Teresina, visando a construção da minuta de decreto que estabelecerá as diretrizes para a criação e funcionamento de ambiente regulatório controlado (Sandbox Regulatório) baseado no Marco Legal das Startups.

Semdec participa da elaboração do primeiro decreto de fomento à inovação de Teresina - Foto: Divulgação/Ascom

O workshop foi organizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e a coordenação da Agenda Teresina 2030, vinculada a Secretaria de Planejamento (SEMPLAN), em parceria com o SEBRAE.

Segundo o secretário da SEMDEC, Iran Felinto, a reunião foi extremamente proveitosa e contou com os principais atores de inovação de Teresina, incluindo universidades, governo do Estado (FAPEPI), Sistema S e empresários. 

“Este foi um encontro realizado para discutir a minuta de proposição do decreto Sandbox, que vai regulamentar a participação do poder público e possibilitar que as startups e empresas inovadoras que queiram vir para nossa capital, possam investir e testar as suas tecnologias”, afirmou.

Iran Felinto, secretário da Semdec - Foto: Divulgação

Ainda, de acordo com o secretário, depois de validada, a minuta será encaminhada ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, para que ele possa assinar, e dessa forma, a cidade vai poder avançar mais ainda na área da inovação e tecnologia

“É uma gestão que está pensando, e com planejamento, a inovação de tecnologia. Ficamos muito felizes em dar mais esse passo na contribuição dessa área”, acrescentou o secretário.

Durante o evento, os participantes puderam apresentar suas contribuições para a inclusão na minuta que se transformará em decreto, após a avaliação e assinatura do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa. Por exemplo, foram sugeridos ajustes de forma a diversificar e equilibrar o conselho gestor com a presença da academia e mercado, bem como a definição das regras de renovação e prazos para a realização dos testes de tecnologia nas áreas sob a gestão pública de Teresina.

O empresário da área de tecnologia da informação e participante do evento, Igor Matos, aponta que o workshop foi uma ótima oportunidade de prestigiar a iniciativa da Prefeitura de Teresina, que proporciona uma regulamentação saudável para que possam ser trabalhadas novas tecnologias. “A iniciativa da Prefeitura é louvável. A gente acredita que se a execução for saudável e contar com a iniciativa privada, a gente pode encontrar uma ambientação que propicie o surgimento de novas tecnologias e empresas, impactando e desenvolvendo a economia local”, explicou o empresário.

Atores de inovação de Teresina participam da elaboração de minuta 

A minuta do decreto conta com a sugestão de criação comitês responsáveis por regulamentar, avaliar e monitorar os ambientes experimentais, como é o caso do Conselho Gestor Municipal de Inovação (CGMI), e também do Comitê Coordenador de Inovação (CCI), que tem como atribuição apoiar e validar o estímulo de ambientes experimentais, além de fomentar o ecossistema de inovação, acompanhando e monitorando as iniciativas. 

No encontro, os participantes foram divididos em grupos onde puderam debater e apresentar para os demais os pontos de sugestão para ajustes e melhorias. O próximo passo consiste na compilação das sugestões, ajustes da minuta e tramitação da versão atualizada na Secretaria de Governo e PGM para reavaliação, antes de seguir para ser assinada pelo prefeito Doutor Pessoa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES