Semduh aconselha sobre descarte irregular de lixo em vias de Teresina

Para realizar denuncias, as pessoas podem utilizar o whatsapp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074). Todas as denúncias são anônimas e podem ser enviados vídeos, fotos e informações dos locais.

Semduh orienta sobre descarte irregular de lixo em em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informa que realiza, no período quinzenal, mutirões de capina, varrição e transbordo em pontos irregulares de descarte de resíduos. Para cada tipo de material, a Secretaria dispõe de serviços que a população pode procurar para se desfazer de materiais recicláveis ou não.

Paralelo a estas ações, ainda é comum o flagrante de disposição de lixo irregular em Teresina, como é o caso de uma calçada, no entorno de um condomínio, no bairro Campestre, zona Leste da cidade.

“Nós já monitoramos esse ponto de descarte irregular. É um dos muitos que tem na cidade e que são “viciados”, ou seja, a Prefeitura limpa, mas a população torna a jogar lixo de novo. A coleta domiciliar acontece às terças, quintas e sábados. Já a limpeza de calçadas, ruas e praças da região também são realizadas constantemente por meio da empresa CTA”, explica o coordenador de limpeza pública da SEMDUH, Fabricio Amaral.

Semduh orienta sobre descarte irregular de lixo em  em Teresina (Foto: Divulgação)Para realizar denuncias, as pessoas podem utilizar o whatsapp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074). Todas as denúncias são anônimas e podem ser enviados vídeos, fotos e informações sobre locais onde são feitos os descartes irregulares. Com as denuncias as equipes do Lixo Zero podem identificar os infratores e aplicar as penalidades previstas em lei.

Veja abaixo como realizar o correto descarte de resíduos:

Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRRs): Distribuídos por todas as zonas da cidade os contêineres na cor laranja são para colocar restos de material de construção e/ou reformas (limitado a 1 metro cúbico ou uma carroceria pequena), móveis usados e podas de árvores.

Atualmente, a Prefeitura de Teresina disponibiliza 56 PRRs, mas enfrenta problemas quanto ao uso indevido dos containers. “Muitas vezes, a pessoa coloca o lixo do lado do PRR, ao invés de colocar dentro. Também é comum jogarem lixo doméstico e animais mortos, o que não é permitido. Ao lado de cada container tem uma placa explicando as regras, mas as pessoas teimam em não obedecer”, diz o secretário da SEMDUH Edmilson Ferreira.

Postos de Entrega Voluntária (PEVs): Existem 21 PEVs em Teresina, também distribuídos em todas as zonas da cidade, especialmente em praças. São lixeiras coloridas que armazenam material reciclável: vidro, metal, papel e plásticos. Nesses PEVs há um funcionário da limpeza pública para orientar a população sobre a forma correta de armazenar esses materiais, além disso, todos os materiais estão listados na própria lixeira.

Quando há mais de 50 quilos de material reciclável a ser recolhido, a Prefeitura busca esse material sem custos, basta ligar e agendar o recolhimento. A coleta gratuita de material reciclável também acontece rotineiramente em condomínios e empresas.

Coleta domiciliar: Em dias alternados, os caminhões da coleta domiciliar recolhem os sacos de lixo em toda a cidade. Os resíduos devem ser armazenados em sacos plásticos resistentes, devidamente amarrados. Caso contenha material cortante, é necessário colocar esse material dentro de uma caixa de papelão e fechar a caixa com fita, para garantir a segurança das equipes de limpeza.

Como denunciar:

Pelo whatsapp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES