SEMDUH amplia exigência da coleta seletiva para bares e restaurantes de THE

c

SEMDUH amplia exigência da coleta seletiva para bares e restaurantes de THE | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A coleta seletiva de Teresina recolheu 118,7 toneladas de material no mês de dezembro, o que representa 16% a mais que o recolhido em novembro. A pedido do prefeito Doutor Pessoa, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) tem como meta ampliar a coleta seletiva em toda a cidade, aumentando o número de praticantes, especialmente grandes geradores, como bares e restaurantes.

Atualmente, a cidade conta com 22 Postos de Entrega Voluntária, distribuídos por bairros de todas as zonas. São as lixeiras coloridas encontradas em praças, nas quais a população pode descartar papel, plástico, metal e vidro.

Além disso, em dezembro, 415 condomínios realizaram a coleta seletiva. O número vem crescendo desde que a SEMDUH passou a exigir o cumprimento da lei, que obriga os condomínios a praticarem a separação de seus resíduos secos.

SEMDUH amplia exigência da coleta seletiva para bares e restaurantes de Teresina - Foto: Ascom

“Porém, ainda é um número pequeno perto da quantidade de prédios residenciais que temos. Vamos continuar cobrando essa atitude e fazendo valer a lei. Vamos também expandir essa exigência aos bares e restaurantes da nossa cidade. Por enquanto, temos apenas 33 estabelecimentos desse tipo realizando a coleta seletiva. Precisamos conscientizar os empresários sobre a reciclagem”, pontua o secretário Edmilson Ferreira, da SEMDUH.

Além dos pontos já citados, outras 11 instituições e 49 empresas praticaram regularmente a coleta seletiva em dezembro, na capital piauiense. No total, o mês registrou 530 pontos de coleta.

Quantidade deve aumentar

A partir deste mês de janeiro, as equipes de educação ambiental da Prefeitura de Teresina visitarão bares e restaurantes de todas as zonas para solicitar a participação desses estabelecimentos na coleta seletiva.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), esses estabelecimentos são considerados grandes geradores e devem fazer a correta separação de seus resíduos. “Nossas equipes irão, primeiro, fazer uma visita explicando como elas devem proceder. Nosso objetivo não é multar, mas sim educar. Caso haja recusa, aí não teremos escolha a não ser fazer cumprir a lei”, esclarece o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES