Fórum aborda modelos de cidades e licenciamento ambiental

2° Fórum Brasileiro de Direito Urbano e Ambiental.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Logística Sustentável e Controle da Administração Pública, Modelo de cidade como fator de equilíbrio urbano-ambiental-social e Licenciamento Ambiental foram os temas abordados no segundo dia do 2° Fórum Brasileiro de Direito Urbano e Ambiental, realizado nos dias (12 e 13) pela Editora Fórum, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

No primeiro painel da manhã desta sexta-feira, sobre Logística Sustentável e Controle da Administração Pública, a conselheira Lílian Martins defendeu maior sensibilização em torno das questões sócio-ambientais e dos impactos do crescimento das cidades. Para ela, todos sabem da importância da preservação ambiental, mas nem todo mundo está suficientemente sensibilizado para a necessidade de adotar os cuidados para garantir o crescimento sustentável.

Lílian Martins também falou sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) dos Tribunais de Contas. Elaborado por uma equipe do TCE-PI, sob a coordenação da conselheira, o PLS define as bases para a adoção e aprimoramento de práticas sustentáveis nos Tribunais de Contas de todo o país.

Também participaram do painel o engenheiro e professor Cleto Baratta, que falou sobre saneamento básico e esgotamento sanitário; o engenheiro ambiental Luís Nascimento, da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), sobre gestão integrada de resíduos sólidos; e o auditor ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Semar), Daniel Guimarães, sobre perícia técnica e ambiental e auditoria ambiental como instrumento de controle da aplicação de recursos públicos.

O segundo painel teve conferências da presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Daniela Campos Libório, abordando o tema “Modelo de cidade como fator de equilíbrio urbano-ambiental-social”; e do advogado e professor Talden Queiroz Farias, diretor de Ensino da União Brasileira da Advocacia Ambiental, que falou sobre “Licenciamento Ambiental e Tribunal de Contas”.

O evento foi encerrado com as falas do editor e presidente da Editora Fórum, Luis Cláudio Rodrigues Ferreira, e do presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, que agradeceram aos presentes e palestrantes, e destacaram a importância das conferências e debates como contribuição à sensibilização de cada um para a importância do respeito à leis ambientais e a adoção de práticas sustentáveis



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES