Seminário das Famílias faz debate sobre drogas na zona Sudeste

O evento conta com o apoio da Fazenda da Paz,

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas famílias enfrentam problemas ocasionados, dentre outros fatores, pelo uso de álcool e de ou-tras drogas. Vários são os relatos de famílias desestruturadas em Teresina.

Foi pensando nisso que a Arquidiocese resolveu promover o Seminário em defesa da vida. Com o tema "Resgatando a família da dependência química" e o lema "Serás salvo tu e tua família", o Seminário reúne famílias de várias comunidades na Paróquia Santuário São Francisco, no Dirceu Arcoverde I.

O evento, que conta com o apoio da Fazenda da Paz, tem como objetivo unir forças e buscar respostas para as necessidades atuais das famílias vítimas da dependência química, estratégias de prevenção às drogas e também para a libertação da codependência. Para Marcio Matos, coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, todo evento que venha trazer benefício para família é importante.

"Este é um trabalho emergencial. Vemos que as famílias hoje estão esfaceladas, destruídas por conta desse grande problema, deste mal. Temos que chamar atenção do poder público e da própria sociedade para isso", comenta ele, ao ressaltar que o ideal é buscar soluções. "Hoje não adianta mais a família trabalhar sozinha e o estado trabalhar sozinho. Se não nos unirmos para combater, nada será resolvido", frisa.

Segundo Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz, o Seminário reúne todas as ações de políticas de acolhimento, prevenção e atendimento sobre drogas. "É um momento muito importante, em que se tem oportunidade de mostrar para as paróquias e para a própria Arquidiocese os trabalhos desenvolvidos. Às vezes a gente é do mesmo lugar e não sabe o que o outro está fazendo", destaca.

A programação conta com momentos de oração, palestras, discussões e apresentações culturais e segue até hoje. O Seminário das Famílias contará também com a participação do "Amor Exigente", Comunidade Terapêutica Padre Pio e outros grupos da igreja católica.

Alguns internos da Fazenda da Paz estão participando e acompanhando toda a programação. "Eles estão ouvindo as palestras sobre codependência e sobre a importância da família na recuperação.

Existem casos em que a família fica mais doente que o próprio dependente, então tem que tratar todo mundo. O dependente sozinho é capaz de incomodar muita gente, por isso precisamos trabalhar todo o conjunto", acrescenta Célio Barbosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES