SEMTCAS reúne equipe e Defesa Civil para discutir período chuvoso

O programa Cidade Solidária possui duas linhas de atuação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) reuniu membros da sua equipe técnica e representantes da Defesa Civil do município para discutir ações a serem desenvolvidas durante este período chuvoso, com base no programa Cidade Solidária. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (13) no auditório da SEMTCAS. Entre os presentes, a secretária Mauricéia Carneiro.

O encontro abordou quatro itens: a reafirmação do fluxo do programa Cidade Solidária, com discussão acerca da acentuação do programa e da reafirmação das parcerias, como com a Defensoria e o Ministério Público; as situações e demandas da modalidade benefício eventual; a avaliação dos casos de renovação das modalidades das famílias e residências solidárias e, por fim, o fluxo de envio de demanda dos CRAS: os Centros de Referência em Assistência Social.

O programa Cidade Solidária possui duas linhas de atuação: Família Solidária e Residência Solidária. Na Família Solidária, a pessoa acolhida indica um familiar ou amigo que pode lhe receber enquanto a situação de risco perdura e a Prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 180,00. Já na Residência Solidária, a pessoa identifica um imóvel no valor de até R$ 180 para alugar e a Prefeitura arca com a despesa por seis meses. Nas duas situações, a família recebe cesta básica, kit limpeza e kit acolhimento.

No ano passado, segundo dados da SEMTCAS, cerca de 139 famílias teresinenses que estavam em moradias com situação de risco foram atendidas pela Prefeitura. Com a chegada do período chuvoso aumenta a preocupação das autoridades com as casas e estabelecimentos construídos em áreas consideradas de risco. Diante da situação, a Defesa Civil de Teresina iniciou o monitoramento de pelo menos 50 áreas ameaçadas pelo risco de desabamento na capital. Com as últimas chuvas, a Defesa Civil procurou os CRAS e solicitou visita domiciliar às famílias que sofreram maiores danos com as chuvas.

"É importante esclarecermos que esse procedimento agiliza o atendimento às famílias. Os encaminhamentos seguem um fluxo que passa da Defesa Civil para as SDUs, SEMDUH e SEMTCAS. Essa articulação imediata da Defesa Civil com os CRAS é para atender as necessidades mais urgentes e articular junto às famílias e a comunidade formas de protegê-las da situação de vulnerabilidade em que elas se encontram", disse a chefe de Divisão de Articulação da Gerência de Proteção Social Básica da SEMTCAS, Selene Lima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES