Senado analisa expansão do exame nacional para brasileiros no exterior

Projeto que expande exame nacional para brasileiros no exterior é analisado no Senado.

Provas seriam aplicadas pelo Ministério da Educação e feitas a distância, prevê a proposta | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei que inclui entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) deve chegar ao Senado. Já aprovado pela Câmara dos Deputados, a proposta é promover a educação de brasileiros que residem no exterior.

De autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), o texto inclui entre as metas do PNE a realização de um exame aplicado no exterior para certificar competências de jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio, semelhante ao Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

A prova, aplicada pelo Governo Brasileiro, permitirá a elaboração de políticas públicas voltadas para esse segmento, a partir dos dados sobre o nível de escolarização dos brasileiros residentes no exterior e de pesquisas a respeito dos direitos educacionais a que eles têm acesso nos países em que vivem.

Provas seriam aplicadas pelo Ministério da Educação e feitas a distância, prevê a proposta (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Segundo a relatora na Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), a proposta autoriza a dupla certificação. O brasileiro que mora no exterior vai poder fazer as provas estipuladas pelo Ministério da Educação por meio de ensino a distância, e escolas nacionais poderão se associar a estrangeiras para garantir ao aluno o direito à formação.

De acordo com a deputada Professora Dorinha, o Itamaraty tem aplicado provas de certificação no exterior, mas a iniciativa só passará a ser estruturada a partir da aprovação do projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES