Senado deve aprovar lei que proíbe eutanásia em animais

Nesta terça-feira (03), o Senado pode aprovar a lei que proíbe a eutanásia em animais, para controle populacional. Sendo permitido apenas, em caso de doenças graves.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (03), o Senado pode aprovar a lei que proíbe a eutanásia em animais, para controle populacional. Sendo permitido apenas, em caso de doenças graves.

De acordo com a veterinária Suely Klein, é um grande avanço esse projeto de lei vir do Governo Federal. "Essa lei é o que estávamos aguardando. É um grande avanço da defesa de proteção animal. É um avanço, vir do Governo Federal, esse projeto de lei que já passou pelo Congresso e agora já está no Senado".

A veterinária diz ainda que o projeto é tudo o que ela e muitos brasileiros desejavam. Suely entende que a prática correta para o controle de cães e gatos, que vivem nas ruas, é a castração.

"Você controlando a natalidade por meio da esterilização cirúrgica, você vai impedir que novos filhotes nasçam. Porque não tem lares para todos. Muitas pessoas adotam ou compram animais e depois esquecem que são seres vivos. O animal é diferente de uma criança, porque a criança vai crescer e virar um adulto independente. O cachorro e o gato serão dependentes a vida toda", observa a veterinária.

A proposta original tratava de cães e gatos. Depois foi incluído as aves, que acabam sendo submetidas à eutanásia, porque não têm para onde ir. Se a lei for aprovada, quem descumpri-la, poderá sofrer punições que se enquadram na lei de crimes ambientais. O projeto prevê também o recolhimento de animais por entidades de proteção, para serem disponibilizados para adoção.

A veterinária Suely Klein faz parte de uma Ong, que abriga em Teresina, cerca de 80 cães e 200 gatos. "Nós entramos nessa causa, não foi para ter um abrigo, como a Ong tem, mas para incentivar que o poder público olhasse para os animais, dentro desse contexto de controle de natalidade, através da cirurgia, educação para a guarda responsável e também penalizar aqueles que não andam, conforme o que deve ser feito", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES