Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Senado dos EUA absolve Trump de impeachment pela segunda vez

Mais cedo neste sábado, o Senado havia aprovado a convocação de testemunhas, o que poderia estender o julgamento.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump foi absolvido no julgamento de impeachment no Senado, neste sábado (13), por incitar a invasão do Capitólio, em janeiro. No julgamento, 57 senadores votaram pelo impeachment de Trump, 10 a menos do que era necessário para condenar o ex-presidente. As informações são do UOL.

A absolvição já era esperada. Foram 50 votos de senadores democratas, do partido do atual presidente Joe Biden, e 7 votos de republicanos, partido de Trump. Outros 43 senadores consideraram Trump inocente.

Mais cedo neste sábado, o Senado havia aprovado a convocação de testemunhas, o que poderia estender o julgamento. Porém, os senadores acabaram voltando atrás e decidiram prosseguir sem as testemunhas, para não atrasar a finalização do processo. A invasão do Capitólio ocorreu em 6 de janeiro. Apoiadores de Trump tentaram impedir que o Congresso americano confirmasse Joe Biden como novo presidente do país. Cinco pessoas morreram.

Foto: Reuters/ Carlos BarriaFoto: Reuters/ Carlos Barria

Se o Senado tivesse aprovado o impeachment, uma votação separada poderia caçar os direitos políticos de Trump. Assim, ele não poderia concorrer novamente à Presidência. Trump já anunciou intenção de disputar em 2024. Este foi o segundo processo de impeachment sofrido por Trump. Foi instaurado quando Trump ainda era presidente, a poucos dias do fim do mandato. Nunca antes um presidente americano tinha sofrido dois processos de impeachment no mesmo mandato. O primeiro processo de impeachment de Trump foi aberto em 2019, sob a acusação de abuso de poder e obstrução do Congresso. O motivo foi a revelação de que Trump pediu ajuda do presidente da Ucrânia para interferir na eleição presidencial de 2020. Trump foi absolvido em fevereiro de 2020.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push