Senhoras mudam realidades com ações psicossociais

Localizado no bairro Primavera, o Projeto Carnaúba vem há 30 anos mudando a vida de mulheres que querem transformar a realidade social.

“Já estamos levando nosso grupo para outras cidades e procuramos fazer com que a mulher se sinta incluída onde vive”. | Reprodução/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nascido com a intenção de aumentar a autoestima de mulheres de todas as idades, o Projeto Carnaúba está há 30 anos mudando a vida de senhoras que até então se sentiam ociosas e excluídas da sociedade. Instalado no bairro Primavera, zona Norte de Teresina, o grupo é exclusivamente feminino e realiza um trabalho de cunho social e psicológico com suas trinta participantes, com idade entre 40 e 80 anos.

Além de realizarem atividades filantrópicas, elas são convidadas a partilharem suas opiniões acerca da realidade em que vivem. A partir da adoção de temas como vida cotidiana e religião, lá elas encontram um local para serem elas mesmas e não se preocuparem com os problemas pessoais, e sim com a melhor forma de ajudar o próximo.

A iniciativa provou ser acertada. Sempre de olho no bem estar social de suas integrantes, elas realizam bailes para as senhoras da terceira idade que não tiveram a oportunidade de debutar, almoços fraternos para moradores de rua, eventos beneficentes em bairros vulneráveis distribuem presentes para crianças carentes e preparam um sopão quinzenal para os menos favorecidos.

Com o passar dos anos, elas receberam convites para levar sua experiência a outros municípios. Hoje, com a Oficina de Criação de Artes, elas transformam a realidade de 12 mulheres de 30 a 70 anos do município de José de Freitas. O encontro acontece uma vez ao mês e já foram realizados cursos de artesanato, costura e bordado. Tudo com muito bom humor.

?A intenção do grupo sempre foi levantar a autoestima e valorizar o trabalho das mulheres. Antes elas passavam muito tempo em casa e não tinham nem com quem conversar, era uma vida difícil. Já estamos levando nosso grupo para outras cidades e procuramos fazer com que a mulher se sinta incluída onde vive. Elas podem ser felizes lá mesmo, não precisam procurar a felicidade na cidade grande?, conta a fundadora Maria Francisca.

O trabalho do Projeto Carnaúba vai além do desejo das senhoras em ajudar os necessitados. Também é uma atividade que melhora o estado de espírito das mediadoras, algumas em idade avançada. ?Somos tementes a Deus e evangelizar está entre nossas missões principais. Temos pessoas de todas as religiões no grupo: católicos, evangélicos e espíritas. O que levamos em conta é o amor a Deus e como podemos ajudar mais pessoas?, afirma Marisneide Carneiro Siqueira, no grupo há mais de 25 anos.

Marisneide conta que o grupo lhe trouxe muitos benefícios. Com a leitura do Evangelho e o debate com as amigas, ela aprende mais sobre a vida. Lá dentro elas se esquecem das preocupações do mundo exterior e desabafam, evangelizam, melhoram o astral, compartilham umas com as outras as felicidades, os revezes e vivem em constante estado de aprendizagem. Além de amigas, são irmãs de alma.

Projeto OCA reabilita a cidadania de mulheres de José de Freitas

As senhoras do Projeto Carnaúba ampliaram as atividades e criaram o Grupo OCA, uma oficina de criação de artes que ensina as mulheres os ofícios de corte e costura, diversos tipos de bordado e artesanato em objetos decorativos.

As reuniões são realizadas mensalmente na comunidade Bom-Viver, município de José de Freitas.

?Recebemos convites de várias entidades para levarmos o Carnaúba até eles. Fechamos parceria com as meninas de lá e nos encontramos uma vez por mês. Nossa maior conquista foi o curso de Corte e Costura. Recebemos uma doação de máquinas de costurar e levamos para lá com nossos próprios recursos. As aulas aconteciam em um casebre de palha e as máquinas ficavam em mesas de carnaúba. Foi enriquecedor para elas e principalmente para nós?, fala Maria Francisca.

Os encontros são complementados com a costumeira socialização de vivências, uma metodologia que mostrou ser eficiente para a vida das mulheres do campo. ?Nosso trabalho busca principalmente reabilitar o espírito e melhorar a cidadania daquelas mulheres. Convidamos elas a partilharem seus anseios e nos dispomos a tirar dúvidas e prestar esclarecimento no que for necessário?, pontua a fundadora.

Quando perguntadas, todas confirmam que não são professoras por profissão, mas encontraram uma maneira de ajudar o próximo passando suas vivências adiante. E com o serviço de terapia em grupo elas ajudam os outros e a si próprias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES